O ator Paul D’Amato, que inspirou o visual do Wolverine nos quadrinhos, morreu aos 76 anos. O ator era conhecido também por seu trabalho em Vale Tudo, filme em que atuou junto de Paul Newman.
Sua família disse que ele morreu na segunda-feira em sua casa em East Brookfield, Massachusetts, após uma batalha de quatro anos contra uma rara doença cerebral, a paralisia supranuclear progressiva.
Sua noiva, Marina Re, disse ao The Hollywood Reporter que ele era o “cara mais maravilhoso e doce”, que lutou “tão arduamente” contra sua doença.
O colega de D’Amato em Vale Tudo, de 1977, Steve Carlson, também confirmou a notícia de sua morte em um post no X, no qual ele disse: “RIP Paul D’Amato. Enviando sinceras condolências à família e aos colegas amigos”.
Foi a atuação do falecido ator como Tim “Dr. Hook” McCracken em Vale Tudo, também estrelado por Paul Newman, que inspirou o personagem Wolverine dos quadrinhos X-Men.
O cartunista John Byrne disse o seguinte sobre o astro: “Ele simplesmente tinha o olhar. Ele tinha os olhos loucos. E é isso que o Wolverine precisa ter”.
Outros filmes notáveis em que o falecido ator participou incluem Sob Suspeita, de 1987, com Cher e Dennis Quaid, em que ele interpretou o vilão, além de O Céu Pode Esperar
Seu último crédito nas telas foi um episódio da série dThe Unusuals em 2009, estrelado por Jeremy Renner e Amber Tamblyn.