Quem gosta de ver o Oscar ou aqueles que amam os filmes dos anos 1980 e 1990 com o galã Richard Gere podem não saber, mas Richard Gere foi banido da cerimônia por 20 anos. Vamos ver por quê.
Richard Gere é um premiado ator cujos créditos incluem algumas das maiores comédias românticas e dramas românticos de todos os tempos, como Uma Linda Mulher, A Força do Destino e Noiva em Fuga.
Com quatro indicações ao Globo de Ouro e uma vitória de Melhor Ator em Chicago, e duas indicações ao SAG com uma vitória, também por Chicago, é surpreendente que Gere nunca tenha sido indicado ao Oscar.
Existem muitos atores talentosos que nunca tiveram a honra de serem indicados. No caso de Richard Gere, no entanto, parte de sua má sorte vem do fato de que Gere foi banido da cerimônia por 20 anos.
Por que Richard Gere foi banido
No Oscar de 1993, a 65ª cerimônia do Oscar, e apenas alguns anos após Uma Linda Mulher, Richard Gere foi convidado a apresentar o prêmio de Melhor Direção de Arte, que acabou indo para Luciana Arrighi e Ian Whittaker por Retorno a Howards End.
Durante seu discurso, Gere saiu do roteiro e começou a criticar o governo chinês por seu tratamento aos tibetanos e ao povo chinês (via Hello! Magazine). Seguidor de longa data e vocal do budismo tibetano, Gere era e desde então tem sido um crítico aberto da China.
Após observar em sua apresentação que mais de um bilhão de pessoas estavam assistindo à cerimônia do Oscar de 1993, Gere fez comentários sobre a “horrenda situação dos direitos humanos na China”.
O ator elaborou que queria que esse momento enviasse “amor e verdade e uma espécie de sanidade para Deng Xiaoping”, que era o líder da República Popular da China até sua morte em 1997, enquanto o instigava a retirar as tropas do Tibete e permitir que eles vivessem independentemente novamente.
Esta parte do discurso de Gere durou apenas cerca de um minuto, mas foi o suficiente para que o Oscar o proibisse de participar da cerimônia até muito depois do início do século XXI.
Esse discurso acabou sendo banido do Oscar por 20 anos e também lhe rendeu uma proibição vitalícia na China. No entanto, ele foi autorizado a comparecer à cerimônia de 2003 quando Chicago, no qual Gere interpretou o advogado bem articulado Billy Flynn, foi indicado e ganhou o prêmio de Melhor Filme.
Ele também retornou ao Oscar em 2013, o 85º Oscar, para apresentar a performance do indicado a Melhor Canção “Everybody Needs a Best Friend” e apresentar Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original ao lado de seus colegas de elenco de Chicago Queen Latifah, Renée Zellweger e Catherine Zeta-Jones. Gere brincou com o Huffington Post, dizendo:
“Parece que fui reabilitado. Parece que, se você ficar por perto o suficiente, eles esquecem que te baniram.”
O banimento de Richard Gere do Oscar foi tecnicamente suspenso em 2013, mas o ator não fez nenhuma aparição na cerimônia na década desde então. No entanto, isso não é muito surpreendente, considerando que Gere não fez muitos filmes desde então.