Críticas

Crítica | O Ano Mais Violento

Em 1981, Abel Morales é um homem íntegro e um grande comerciante de combustível em Nova York, mas o seu grande negócio começa a sofrer um grande baque, pois seus caminhões estão sendo assaltados e seus funcionários sendo ameaçados e agredidos. No meio disso precisa fazer um grande pagamento em seus negócios num prazo de 30 dias, e ainda tem no seu encalço um promotor de justiça que está investigando sua empresa. Anna Morales, sua esposa e filha de um antigo mafioso, cuida da contabilidade da empresa da família.

O ano de 1981 é considerado o ano mais violento de Nova York, roubos e crimes sexuais tomavam conta da cidade e o mais interessante é que no filme a violência está permeando toda a história, mas de uma forma sublime e requintada; o casal de protagonistas Oscar Isaac e Jessica Chastain dão o brilho intenso aos seus personagens, onde Jessica é o oposto de Isaac, fazendo uma Anna forte, equilibrada e que não mede esforços pelo bem dos negócios da família, preocupada com os filhos pequenos, e tendo grandes diálogos com seu marido, sendo um dos pontos altos do filme. Já Isaac faz um personagem de pequenas nuances, calado, introspectivo, mas certeiro, ele não quer se corromper, quer salvar os seus negócios mas não quer se envolver em falcatruas, em coisas erradas, Isaac é um ator que fala muito com os olhos e até com o seu jeito de caminhar, um ator que chegou para brilhar em qualquer tipo de filme ou papel.

O Ano Mais Violento é um filme de clima, de ambiente, de atmosfera em que tudo é elegante, os personagens, o roteiro sem grandes maquinações sem precisar de grandes reviravoltas, o tom amarelado das imagens, a trilha sonora densa, uma direção de arte e figurinos de encher os olhos de tão lindos e perfeitos, e um ar a lá O Poderoso Chefão que faz falta ao cinema mundial e que o diretor J.C. Chandor nos presenteia com esse imagético e belo filme. Apesar de se passar na década de 80 é um filme que não precisa nem de data nem de lugar, pois sua história é universal, podendo ser contada em qualquer época e em qualquer lugar. O Ano Mais Violento é um filme obrigatório pra quem gosta de boa história com belas imagens, já um clássico.

Minha Nota: 9/10

Por Vavá Pereira
www.facebook.com/vava.pereira.79

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.