Críticas

Crítica 2 | Jogada de Mestre

Em 1983, Alfred “Freddy” Heineken – dono da famosa cervejaria de mesmo nome e um dos homens mais ricos da Holanda – foi sequestrado e ficou quase um mês preso em cativeiro. Até então, o resgate de 35 milhões de florins (moeda do país até a adoção do euro) foi o maior já pago por uma pessoa. Como isso aconteceu é o enredo do filme Jogada de Mestre, que estreia nesta quinta-feira (30) nos cinemas brasileiros.

Dirigido pelo sueco Daniel Alfredson, o longa traz Anthony Hopkins no papel do magnata holandês, enquanto Sam Worthington (Avatar) e Jim Sturgess (A Viagem) lideram o grupo que decide sequestrá-lo. Em meio à crise financeira da Amsterdã da década de 80, os amigos Cor (Sturgess), Willem (Worthington), Cat (Ryan Kwanten, da série True Blood) e Spikes (Mark van Eeuwen) buscam meios de sair da pobreza. Mas, sem perspectiva de melhora, decidem sequestrar o dono da cervejaria.

A partir daí, o quarteto planeja o crime e o coloca em prática. Assalta um banco para “arrecadar” dinheiro, compra armas e monta um cativeiro à prova de som. A intenção é fazer com que a polícia pense que se trata de um grupo de terroristas experientes.
Finalmente, Heineken e seu motorista Ab Doderer (David Dencik) são sequestrados, e parece que tudo vai dar certo. Só que os problemas começam a surgir. O resgate demora a ser pago, a paranoia entre os amigos aumenta e eles passam a brigar entre si. O desfecho do caso acaba não sendo lá muito feliz.

Infelizmente, o título um tanto genérico em português – Jogada de Mestre – pode fazer com que muitos espectadores não se interessem pelo longa. Em inglês, ele é bem mais literal – Sequestrando o Sr. Heineken. Uma pena, porque se trata de uma história que aconteceu e que muita gente deve desconhecer.

À parte disso, a produção é basicamente um filme de ação baseado em fatos reais, com perseguições, tensão e alguma dramaticidade. No final, o próprio Heineken deixa a lição de moral de que “o crime não compensa”, dizendo a um dos protagonistas:

“Há duas maneiras de um homem ser rico neste mundo – ele pode ter um monte de dinheiro, ou ele pode ter um monte de amigos. Mas não pode ter ambos”. Fica a reflexão.

Confira a ficha do filme

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.