É ingenuidade pensarmos que apenas os filmes autorais podem dizer algo sobre o atual momento em que vivemos. Talvez certos filmes ultrapassem seu valor mercadológico e, apesar desse não ser o seu principal objetivo, blockbusters podem possuir uma consciência crítica além de provocar interessantes reflexões sobre o nosso tempo.

Inserindo esse conteúdo nas mais diversas camadas de significados, para além da capa do Superman e da máscara do Homem-Morcego, há algo a ser dito e é por isso que o universo da DC nasce tão maduro. Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, dirigido por Zack Snyder, praticamente começa recapitulando os acontecimentos de O Homem de Aço só que pela visão de Bruce Wayne, um homem vendo uma luta de deuses e sofrendo todos os seus danos por isto.

Em meio aos destroços de Gothan, Bruce é coberto pela fumaça de um prédio caído, naquele plano quase de abertura temos a síntese de Batman Vs Superman, um herói humano cegado mais uma vez por uma tragédia, diante de um ser quase mítico que ninguém pode saber até onde vai a sua força, da insegurança, surge o medo, do medo, surge a violência, que é manipulável de forma potencial. É dessa dissonância entre os dois heróis que o conflito do filme está plantado.


É interessante notar como Zack Snyder constrói bem o ponto de vista do filme; o longa não é nem de Batman, muito menos de Superman, o espectador sente com a mesma intensidade a apreensão, a angústia e o medo de Bruce Wayne e a dúvida, os questionamentos e a desconfiança (em torno de si próprio) de Clark Kent. Dessa forma, se a campanha publicitária em torno do filme pedia para que o público escolhesse seu lado, o que é visto na tela é completamente o oposto, a sensação é de perceber o quão falho é este confronto, é notar que nem os super-heróis conseguem entender-se e que isto é assombroso.

Um grande retrato de hoje, época em que não se pode acreditar mais em heróis, e que a salvação vem junto de uma grande desconfiança, isso está pintado na escura fotografia de Larry Fong – o azul do uniforme do Superman parece mais escuro do que nunca e o Batman um vigilante ainda mais sombrio, sem escrúpulos para utilizar qualquer arma em combate. São tempos difíceis, quase sem nenhuma esperança e os heróis respondem a isso, evidenciando toda a sua humanidade, logo todas as imperfeições e descrenças.

Dessa forma, Batman Vs Superman é sobre a humanização de mitos e monumentos, e como toda estátua cunhada em bronze há toda uma história impregnada em seu metal, e nesse sentido, os roteiristas do longa são inteiramente hábeis ao jogar com a história pregressa dos personagens, não perdendo tempo em explicar alguns fatos, ou referências que são entendidas pelo conhecimento quase que natural que temos com aqueles personagens. É diante disso, dessas figuras quase mitológicas da modernidade, que parte para uma construção de todo um universo. Evidentemente que isto faz parte de um fan service que uma franquia de sucesso deve prestar, e deixar pontas abertas com extremo cuidados para serem fechadas no próximo filme é algo totalmente compreensível, mas que chega a ser de uma obviedade ímpar, a sensação é exatamente a de sair dos cinemas com as perguntas que serão respondidas daqui um tempo.

No entanto, o filme é tão bem estruturado que as aparições de personagens tão famosos quanto os do título não soam gratuitas, há toda uma apresentação e preparação muito bem trabalhada para que esses fatos acontecerem. O papel da Mulher-Maravilha, por exemplo, é de uma interessante construção, na qual o fascínio pela personagem vai aumentando ao longo do filme, para que só depois seja possível presenciar seus incríveis poderes.

E se essa demonstração da força dos heróis mais conhecidos do mundo é de fato impressionante e as habilidades de Zack Snyder nessas situações são inquestionáveis, o cineasta derrapa quando precisa tocar e emocionar, sendo muitas vezes apelativo nesse sentido. Quando Batman Vs Superman necessita dar uma mensagem mais clara, direta e emotiva, percebe-se uma falta de sensibilidade de seu realizador. E por isso que é interessante notar como Batman Vs Superman consegue dizer muito quando não é óbvio e quando tenta ser claro comunica muito pouco, e num estilo mais contido de Snyder na direção é notável as grandes imagens que ele produz, como por exemplo um momento em que Lex Luthor faz com que o Superman se ajoelhe diante dele, colocando um semideus aos pés de um simples mortal, num plano muito interessante.

Por isso, entre as grandes sequências de ação, entre as inúmeras referências, ou o melodrama de Snyder fico com o que Batman Vs Superman evoca, o que suas personagens, falas e imagens representam, funcionando quase como uma mitologia moderna, logo uma tradução de nossos tempos.

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça tem muito a dizer, desde seu momento muito sombrio, até um futuro de esperança, mas que vem acompanhado por muita luta. Em suma, é um grande filme.

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça

43 Comentários

  1. Eu gostei do filme, fiquei com medo do Ben affleck fazer besteira mas nesses muitos anos entre a porcaria do demolidor e bvss ele evoluiu, gostei do filme, gosto do toque mais dark, curti.

  2. Se formos enumerar os erros deste filme será mais entediante que o mesmo…vou citar apenas os mais gritantes:1) Lex Luthor sabe a identidade dos herois (nunca vi isto na vida) e agora,ele vai revelá-la ao mundo ou ficar enchendo o saco o tempo todo raptando os parentes e chantageando? 2) o SUperman mais chorão que vi…não aguenta a pressão e se mata (em toda mídia ele é treinado tempo suficiente por seu pai Jor-el para assumir seu papel no mundo); 3) Toda cena de perigo Lois tem que tá no meio pra ser salva pelo super; 4) Doomsday com maisde 50metros de altura…ridículo; 5) tanto o batman como o superman dispostos a matar; 6) cenas de lutas muito rápidas e nostalgicas (no mau sentido mesmo)…Enfim…marketing, trailers e filme foi tudo um engodo. A warner/snyder não contem comigo para ver este lixo de filme…warner/DC no cinema pra mim morreu…liga da justiça será outro lixo igual a MOS e BvS.

  3. Se você espera um filme de heróis como os da Marvel (Não desmerecendo) tire seu cavalo da chuva.

    Se você nunca leu uma HQ se quer, não vou ficar impressionada se não gostar ou não entender o filme.

    Agora você, caro leitor, que viu HQs como Batman – Cavaleiro das Trevas, jogou/leu Injustice, você meu querido, vai entender e gostar do filme.

    Eu não estou entendendo o porque de tanto ódio com o filme, eu não sei se são Marvetes, ou pessoas compradas pela Disney (que é o que parece), mas o filme não é algo que você vai ver distraído e entender, você precisa observar ele, precisa entender e botar a mente pra funcionar.

    Eu também não entendo tantas pessoas falando que o filme não tem profundidade, o que é mentira, o filme tem sim profundidade.

    Novamente, sem desmerecer os filmes da Marvel, quando você tira as lutas, explosões e piadinhas dos filmes da Marvel, o que sobra de fundo? Um filme com profundidade? NÃO, um filme feito para entreter e atender todo o publico, deixando de lado os fãs das HQs (Vá conhecer o real Tony Stark, vulgo Homem de Ferro).

    Agora, o filme Batman VS Superman tem explosões, tem lutas, piadinhas sutis, e mesmo se tirar tudo isso, tem uma história profunda, que infelizmente para vocês não fará sentido, porque vocês não conhecem o personagem, muito menos a história.

    Garanto que todo argumento contra Batman VS Superman possa ser refutado, e até agora, só achei UM, UM que fizesse sentido (Os cortes rápidos no começo do filme).

    Eu sou fã da DC? Obvio, minha foto é da Lois Lane, mas escrevendo aqui, deixei todo meu lado Fanboy de lado, e vim dar minha opinião sincera.

    O filme tem erros? Sim, eu particularmente no começo do filme não gostei dos cortes rápidos que aconteciam, entendi que aquilo poderia prejudicar a compreensão do filme, e também, o excesso de Slow Motion pode desmotivar algumas pessoas (algo que não me incomoda). Agora, fora alguns DETALHES, o filme é ótimo, eu sinceramente fiquei sem chão depois de ver, e se tivesse dinheiro, veria mais umas 10 vezes, no minimo. Ele trouxe um novo ar para filmes de super-heróis, e abriu um universo inteiro para os próximos filmes da DC. Fora todo aquele clima de rivalidade e times antes do filme, deixou toda a experiencia melhor.

    Eu só queria dizer que depois de ver o filme, não levarei NENHUMA CRITICA a sério, principalmente as negativas (que é a maioria, sem motivos), e você que está em duvida e leu até aqui, eu digo de boca cheia, BATMAN VS SUPERMAN SE TORNOU MEU FILME FAVORITO E MERECE SER ASSISTIDO.

    • Então ler HQ’s tem que ser um pré-requisito pra assistir o filme? Sou fã do Batman, acho a trilogia de Nolan excelente, mas esse filme infelizmente ficou áquem. Se ele fez um filme somente para os fãs de HQ, apresentando um filme sem clímax e sem te prender, pisou na bola feio

      • Não, não é um pré-requisito, só que todo mundo vem fazendo reclamações que podem ser explicadas com cenas das HQs, jogos e afins. O problema é as pessoas que só conhecem os personagens no disse-me-disse ou através dos filmes, e acham que aquilo é a verdade absoluta e com isso ficam desmerecendo o filme, ou tentando arranjar “furos” de qualquer jeito. Não vou mentir, o filme tem furos, mas não tantos quanto a critica e os comentários citam.

  4. Nos EUA é um tanto de criticos chupa ovo da Marvel, “o filme não é engraçado” , a vai pra puta que pariu, quer ver graça, procura comédia ou vai ver as piadinhas fracas da Marvel. bando de criticos tosco pra caramba.

  5. eu vi!!! ta muito bom !!!! tem uns problema do ponto de vista Cinematográfico. Mas o filme supera isso.

  6. Gostei da crítica. Não gosto do trabalho do Zack Snyder mas estou curioso em relação ao Batman vs Superman. Sexta feria devo conferir o filme com outros amigos.

  7. não importa o que dizem lá fora, minha infância tinha liga da justiça na tv não vingadores, e garanto que vão mostrar um lado que hoje posso entender dos Heroes, o lado interno de cada um. e no final é que qualquer amante de herói quer vê. realmente vê herois sentados comendo mc-Donald é meio infantil de mais pra mim. ( sabem do que sito)

  8. vai ficar na” net” lendo críticas furadas quem não tem $$$ pra ir no cinema tirar sua própria opinião, erei sim vê filme do BvS irei sim ver o homem aranha, ( até pq homem de ferro e capitão meio que enjoou) mas irei sim, alias tão fazendo o filme pra isso, para que eu assista algo que gastam milhões por alguns reais. Critico tem que falar mal caras, pra ser aquele ”diferentão” que falam -oia comentou mal do filme que ta na mídia vamos lê. meu deus ele contaminou minha mente, sem eu nem ter assistido… ahahahah rindo aqui vamos curtir e foda-se saindo uns bicudo lá ja fico feliz vou gastar 25 $ mesmo ahahah FILME VAI SER FODA,

  9. Pelo menos por aqui os caras respeita os realizadores do filme. O negócio tá terrível lá fora e por aqui também. Os críticos decidiram pegar pra Cristo BvS. Já chamaram o Zack Snyder de fraco, que o filme não emociona, que não é engraçado, que tem muita ação, que a trilha é exagerada… Enfim é tanta gente de má vontade com o filme que assusta. Espero que o pessoal espere lra ver o filme é decida por si, pois se for levar em consideração o que os “especialistas” dizem vão acabar mandando fechar os Estúdios da Warber porque no filme o Superman sorri muito pouco. Esse mundo tá muito mal acostumado com heróis coloridos que fazem gracinhas. Salve-se quem puder.

    • A DC só vai começar a ter aceitação se ambos BvS e Suicide Squad fizerem rios de dinheiro. Esses caras estão há tantos anos acostumados com o jeito Marvel de fazer cinema que, não importa o que a DC faça, irão sempre criticar. Infelizmente.
      Observe bem. Se o filme estrear estrondosamente nos EUA, garanto-lhe que as críticas vão melhorar um pouco…

    • Que ridículo. Vamos supor que o filme possa ser realmente fraco. Você pode gostar, por ser fanboy da DC, mas como obra cinematográfica o público geral pode não curtir, e isso não tem nada a ver com a Marvel. Achar que o mundo está errado porque não o filme com os personagens que você é fã não é unanimidade é pura alienação. Vou assistir o filme hoje e espero que realmente seja muito bom, apesar de muitos críticos não terem se empolgado, ninguém malhou o filme.

      • Cara, a maioria das criticas negativas está sendo imparcial, n tem como defende-las.

      • Tem tudo a ver com a Marvel. A crítica quer o filme nos moldes da Marvel, mas como o Zack Snyder, a Warner e principalmente a DC não querem trilhar por esse caminho os caras.vem negativado. Leia as críticas gringas e tu vai ver quão tendenciosas, ressentidas e o que é pior de má fé com o filme. Não se trata de caso de fanboyolismo da minha parte, não fui eu que critiquei o filme por ser sério, sombrio e com pouco humor, até porque nem vi. O lance é eu vou com consciência aberta, esperando me surpreende E Gostar do filme. Se os críticos vão com 4 pedras na mão pra tacar no filme fica muito difícil levar o trabalho deles a sério.

        • Podia me passar alguns links de criticas internacionais pf?? Eu li bem poucas, fui mais nas q estavam no Rotten Tomatos,msm q eu n ache esse site confiavel.

          • Cara a maioria que li foi indo uma a uma na full review no Rotten tomatoes. No Metacritic a maioria tem os mesmos veículos registrados. O mesmo pode ser feito no IMDb. Por lá os caras foram mais justos e honestos ao que parece.

          • A s, vlw, parece q n está dando pra se levar pelas criticas, até agora as q eu mais gostei foram a do Plano Critico, a do Observatório Cinema e do Nerd Rabugento, vou assistir o filme amanhã e tirar minhas próprias conclusões, bom filme, se vc for assistir tbm.

  10. “É ingenuidade pensarmos que apenas os filmes autorais podem dizer algo sobre o atual momento em que vivemos.”

    Muito bem observado. Coisa q muitos criticos do Rotten fizeram

    • E ainda taxaram o filme de superficial. O que acontece é que acostumou-se uma geração inteira de críticos e público com filme onde os heróis fazem gracinhas e apresentam poucos dilemas e conflitos pessoais. O filme não agradou essa galerinha gringa, pois eles gostam é de filme descolado e colorido que representa essa dinâmica americana. Mas bem tudo na vida é assim é eles não entendem.

    • Ninguem pode usar aquela merda como parametro pra nada, Iron Man 3 – 79%, Thor – 77%, Age of Ultron 75% e agora o melhor de todos…

  11. Respeito e agradeço por não revelar muito sobre o filme. Li, em outro site, uma análise em que chamam o Snyder de diretor fraco. Tenho pena de quem escreveu isso. Vou esperando um grande filme, até porque gostei de MoS.

    • Diretor fraco? Bem, o filme pode ser ruim sim. Mas a culpa não é dele. Ele se dá bem quando o material que recebe é de qualidade (como no caso de Watchmen e 300), mas quando é um Sucker Punch da vida…

      • Correção, meu caro.
        Sucker Punch foi escrito, produzido e dirigido pelo Snyder. Então ali acho que não houve desencontro entre roteiro e realização na direção.

        • Sei disso, Don. É por isso que não o considero um diretor fraco. Como diretor não. Já como roteirista… outra história. Se bem que, lendo minha frase novamente, dei a entender que ele RECEBEU o roteiro (“quando o material que recebe é de qualidade”), sendo que ele mesmo escreveu.

          Enfim, como diretor não o acho fraco. Exercendo qualquer outra função, não ponho a mão no fogo. É por isso que Bat v Super vem sido recebido como um filme “lindo” (visualmente), mas confuso (narrativamente).

    • Car zack snyder não é lá um visionário,mas também não é um diretor fraco,ele é um diretor mediano,ele sabe trabalhar muito bem com os efeitos visuais,ação e visual do filme,ele consegue adaptar muito bem filmes que já tem um material,mas não sabe trabalhar com roteiro,ele tenta fazer um filme realista e complexo e não da conta,espero que ele tenha melhorado como diretor

    • marketing, trailers e filme foi tudo um engodo. A warner/snyder não contem comigo para ver este lixo de filme…warner/DC no cinema pra mim morreu…liga da justiça será outro lixo igual a MOS e BvS.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here