Slasher

Crítica: Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado

Adaptação em série da Amazon Prime Video do popular filme dos anos 90 mira algo diferente, mas sofre com personagens inconsistentes

Logo após, o megassucesso de Pânico (1996), dirigido pelo lendário Wes Craven, perceberam uma chance de uma nova onda, assim aproveitaram para lançar outros filmes do tipo terror ‘slasher’ na época, como Halloween H20 – Vinte Anos Depois (1998), A Noiva de Chucky (1998), e Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997).

O longa de 1997, que tinha no elenco estrelas jovens do calibre de Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillipe e Freddie Prinze Jr. foi um fracasso de crítica, mas um enorme sucesso de bilheteria. Tanto que no ano seguinte, já lançaram a continuação intitulada Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, que acabou sendo um fracasso retumbante por todas as vias.

Porém, como sabem, em Hollywood nada fica “morto” por muito tempo.

Portanto, trataram de revitalizar o conceito, e agora, temos uma nova versão no formato em série baseada na obra ‘slasher’ da década de 90.

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado segue um grupo de adolescentes que são perseguidos por um assassino misterioso, um ano após um acidente fatal na noite de sua formatura.

Algumas diferenças

A plataforma da Amazon Prime Video disponibilizou os quatro primeiros episódios dos oito que formam a primeira temporada da série. Os outros quatro episódios restantes serão lançados um por semana pelo próximo mês, finalizando este primeiro volume em meados de novembro.

Analisando apenas metade da produção encabeçada por Sara Goodman, conseguimos notar algumas diferenças. Para começo de conversa, os jovens atropelam alguém conhecido de todos eles, diferentemente da versão dos anos 90, quando atropelaram um estranho qualquer. E, aqui temos um pouco mais de terror psicológico, enquanto na versão original tínhamos um exemplo clássico de cinema ‘slasher’.

Positivamente, ganhamos uma produção bem mais violenta, deixando os fãs de sanguinolência e mutilações com algo especial, além de uma história de mistério genuína onde ficamos realmente curiosos para descobrir a identidade do assassino responsável por esse rio de vermelho nas cenas.

Infelizmente, é possível identificar alguns erros de continuidade gritantes, como uma cabeça decepada que em um momento estava no gramado à beira da estrada, e no episódio seguinte encontra-se no asfalto em frente a protagonista da trama, interpretada pela atriz Madison Iseman, mais conhecida pelos trabalhos na série de filmes Jumanji.

Alguns podem dizer que é exagero, mas momentos como este acabam por afastar o assinante da plataforma, que observará algo que o deixará ainda mais descrente e distante do material.

Personagens sem carisma

O maior problema de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado da Amazon Prime Video está no elenco, que é definitivamente talentoso, porém muito mal dirigido. Sem esquecer do roteiro que engessou os atores com personagens um tanto quanto fúteis. Vale para a protagonista, como também os coadjuvantes.

É óbvio que todos eles estão passando por situações emocionais pesadas, pois estão sendo perseguidos por um serial killer, assim temos muitas reações típicas de alguém que quer fugir de uma morte (extremamente) dolorosa. Todavia, existe uma questão emocional a ser tratada: a culpa pelo o que fizeram um ano antes.

Lamenta-se que só o ator Ezekiel Goodman, mostrou um algo a mais pulsante nesta história que só terminará daqui a um mês.

Existe espaço para evolução em Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado. Decididamente.

No entanto, precisam evitar na integridade erros absurdos como o citado anteriormente, e acima de tudo, dar alguma vida às personagens em cena. Que estão vivos na teoria, mas mortos na prática.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.