Boa dica

3 maneiras simples para recuperar arquivos deletados da lixeira

Saber que é possível recuperar arquivos deletados da lixeira gera um alívio muito grande para qualquer pessoa que perdeu itens importantes. Confira 3 maneiras práticas para reaver seus arquivos.

3 maneiras simples para recuperar arquivos deletados da lixeira

Os arquivos digitais são itens importantes nos dias atuais. Quando uma exclusão acontece, por diferentes motivos,  existe a possibilidade de recuperar arquivos deletados da lixeira.

Embora possa não parecer, apenas deletar o arquivo não faz com que ele suma automaticamente. Muita gente se engana e se desespera acreditando que nunca mais terá acesso ao arquivo.

No entanto, dependendo de como esse arquivo foi deletado, ele permanece na lixeira até que essa seja esvaziada. Mas se não estiver lá, existem outros meios de recuperação.

Precisar de um arquivo que está indisponível não é uma experiência boa. Por isso, saiba como resgatar seus dados preciosos com essas 3 maneiras de recuperar arquivos deletados.

Como acontece a exclusão de um arquivo?

A exclusão de arquivos ocorre de inúmeras maneiras, tudo vai depender do dispositivo, do sistema operacional e do contexto de manipulação. 

Geralmente quando existe a necessidade de recuperar arquivos deletados da lixeira grátis, a perda dos arquivos acontece voluntariamente.

Ou seja, o usuário, acreditando que aquele item não é mais necessário, os deleta intencionalmente, pressionando a tecla “delete” ou escolhendo a opção “Excluir” com o mouse.

Essa forma de exclusão direciona os arquivos para a lixeira do sistema operacional. Assim, se precisar deste arquivo, é rápido para recuperá-lo.

No entanto, quando o usuário usa o atalho shift + delete, os arquivos são excluídos diretamente, sem serem encaminhados para a lixeira. 

O que acontece nesse caso é que o espaço da pasta que esse item ocupava fica disponível para uma nova gravação. 

Porém, enquanto isso não acontece, os dados do arquivo deletado continuam disponíveis. Assim, usando uma solução adequada, é possível recuperar facilmente esse tipo de arquivo.

Outra situação é quando a exclusão acontece por programas que realizam a limpeza do disco. Isso acontece muito frequentemente em atualizações para novas versões do programas.

Independentemente de como o arquivo foi perdido, ele não é excluído imediatamente e pode ser recuperado integralmente.

Como recuperar arquivos deletados?

Assim como existem diversas formas de excluir ou perder arquivos, há formas para recuperá-los. A depender de onde o arquivo se encontra, os meios de recuperação são mais ou menos complexos.

Usar um método inadequado ou ineficiente pode tornar o arquivo corrompido, e impossibilitar a recuperação total. 

Nesse sentido, saber como recuperar arquivos excluídos da lixeira permanente é ainda mais importante.

Recuperando arquivos da lixeira

A primeira alternativa disponível é quando os arquivos foram deletados e ainda estão na lixeira do computador. Sem dúvida essa é a opção mais simples de ser executada.

Tudo que o usuário precisa fazer é acessar a lixeira do Windows e ao encontrar o arquivo desejado, clicar sobre ela com o botão direito do mouse.

Agora é só ir em “Restaurar” que em questão de segundos você irá recuperar arquivos deletados da lixeira.

Quando essa ação é feita, os itens voltam a ficar disponíveis em suas pastas de origem. Comumente, os arquivos voltam com todas as suas características preservadas. 

É claro que essa ação só é possível se a lixeira não tiver sido esvaziada. Caso isso tenha acontecido será necessário um método mais abrangente de recuperação.

Melhor alternativa para recuperação de arquivos

Quando o usuário usa o atalho shift + delete ou o apagamento do arquivo ocorre por algum problema do sistema, é necessário usar um software de recuperação de arquivos para reaver o item deletado.

O processo de recuperar arquivos apagados da lixeira nada mais é do que a restauração e união de fragmentos de dados perdidos para que os arquivos possam ser acessados novamente.

O Wondershare Recoverit é uma ferramenta sofisticada que realiza uma varredura profunda para encontrar dados recuperáveis em qualquer mídia de armazenamento.

Essa ferramenta é especialista em recuperar arquivos totalmente perdidos de discos rígidos, computadores travados, NAS e sistema Linux. 

Praticamente todo tipo de arquivo pode ser recuperado, entre eles, arquivos de vídeos, fotos, documentos e e-mails. São mais de mil formatos que podem ser recuperados sem comprometer nada.

Se você perdeu arquivos por acidente, formatação, dispositivo corrompido, ataque de vírus, código de erros, ou outros mais de 500 cenários, o Wondershare Recoverit consegue recuperar.

Tendo a maior taxa de recuperação do mercado, a ferramenta extrai os dados com tecnologias patenteadas e métodos inovadores de recomposição de fragmentos.

Com interface totalmente intuitiva, o usuário consegue recuperar arquivos deletados da lixeira com muita facilidade.

Recuperando arquivos com o Wondershare Recoverit

Para restabelecer os arquivos com essa poderosa ferramenta de recuperação de dados, basta seguir alguns passos simples. Primeiramente, será necessário baixar, instalar e executar o Wondershare Recoverit.

Na tela inicial do programa, selecione a pasta ou local onde os dados estavam armazenados e foram perdidos. Você pode escolher entre uma partição do disco rígido, lixeira ou mídia de armazenamento externo.

Imagem do Wondershare Recoverit

Assim que tiver escolhido o local de recuperação, clique em “Iniciar” para que a varredura do local selecionado seja executada. Esse processo pode demorar um tempo, isso irá depender da quantidade e tamanho de arquivos salvos ou perdidos.

Quando essa busca for finalizada, você pode clicar em cada um dos arquivos e visualizar uma miniatura do item. Clique em “Pré-visualizar” para ver os dados que pretende recuperar.

Assim que confirmar que esse é, ou são os arquivos que você deseja, clique em “Recuperar”, e selecione uma pasta para que o item retorne ao seu dispositivo.

Em poucos minutos os arquivos ficam disponíveis, integralmente, na pasta escolhida. 

Quando se trata de uma recuperação, é sempre recomendado selecionar uma pasta diferente daquela onde o arquivo estava quando foi perdido. Muitas vezes são problemas nessas pastas que fazem os arquivos serem deletados.

Recuperando arquivos com o próprio Windows

Uma outra maneira para recuperar arquivos deletados da lixeira grátis é restaurando backups. Essa ação é feita diretamente com o Windows e consiste em acessar cópias de segurança.

O usuário que quer usar esse meio precisa acessar o painel de controle, e escolher a opção “Sistema e Manutenção” e “Backup e Restauração”.

A seguir, deve clicar em “Restaurar meus arquivos” e seguir as instruções apresentadas para recuperar os dados perdidos. Caso não encontre essa opção, procure por “Selecionar outro backup para restaurar um arquivo”.

Outra possibilidade é acessar a pasta onde o arquivo estava salvo e clicar com o botão direito do mouse. Clique em “Restaurar” para localizar e selecionar a cópia de segurança mais recente para aquela pasta.

Caso apareça uma mensagem avisando da existência de um arquivo com o mesmo nome, ao selecionar “Substituir o arquivo no destino” o item excluído volta à pasta de origem.

É importante salientar que esse meio de recuperação faz com que os arquivos mais recentes e que não façam parte do backup em questão, sejam perdidos.

Assim como a recuperação com o Wondershare Recoverit, é recomendado usar uma mídia diferente para o arquivo recuperado. 

Essa é uma alternativa válida e até mesmo benéfica, no entanto, os resultados obtidos podem não ser tão efetivos. 

O que fazer para evitar a perda de arquivos? 

Imagem de Anete Lūsiņa no Unsplash

Mesmo o processo mais eficaz de recuperação de dados pode ser ineficiente se novos arquivos ocuparem o espaço vago pelos itens deletados.

Se demorar muito tempo para recuperar fotos perdidas, é bem provável que as chances de recuperar as imagens com sucesso sejam reduzidas.

O mesmo acontece se houver um problema físico em uma das unidades de armazenamento. 

Nesse sentido, para não correr o risco de precisar e não ter como acessar seus arquivos, realize backups rotineiramente.

Adotar a prática de fazer cópias de segurança periodicamente garante que você não perca seus dados.

Você pode adotar softwares que atualizam os backup a cada novo arquivo inserido. Quando o armazenamento é físico, é preciso cuidar do dispositivo mantendo-o em locais seguros e protegidos contra danos.

Outra boa prática é a adoção do armazenamento em nuvem, isso protege os arquivos de problemas físicos ou desgastes.

Cuide com as páginas que acessa ou programa que instala. É comum que vírus e malwares corrompam os arquivos. Por isso, se proteja de ataques maliciosos com um bom antivírus.

No mais, quando perceber que algum item sumiu ou que você deletou o que não devia, conte com o Wondershare Recoverit para recuperar todos os tipos de arquivo que foram deletados.

Sair da versão mobile