Black Mirror ganha uma nova temporada ainda em junho na Netflix, novamente explorando o lado sombrio da tecnologia. Charlie Brooker, criador da série, experimentou usar o ChatGPT para fazer um novo capítulo e o resultado foi questionável, mas serviu como boa ajuda para os roteiros.
“A série de Charlie Brooker traz cinco novas histórias incríveis para a temporada 6, a mais imprevisível, complexa e surpreendente até agora. Só na Netflix”, diz a descrição do trailer.
A 6ª temporada parece ser ainda mais violenta do que as anteriores, e o valor da produção é visivelmente maior e mais cinematográfico em escopo.
Previamente já haviam sido divulgadas as sinopses da cada episódio, destacando as novas ideias bem originais que veremos nessa temporada.
Mais uma vez, a série possui uma lista de atores de destaque. A lista desta temporada inclui: Aaron Paul, Anjana Vasan, Annie Murphy, Auden Thornton, Ben Barnes, Clara Rugaard, Daniel Portman, Danny Ramirez, Himesh Patel, John Hannah, Josh Hartnett, Kate Mara, Michael Cera, Monica Dolan, Myha’la Herrold, Paapa Essiedu, Rob Delaney, Rory Culkin, Salma Hayek Pinault, Samuel Blenkin, Zazie Beetz.
Outra nova adição no lado da produção é a showrunner de Ms. Marvel, Bisha K. Ali, que está entre os produtores executivos da série, ao lado de Brooker, Annabel Jones e Jessica Rhoades.
Veja, abaixo, qual foi o resultado do ChatGPT criar um episódio de Black Mirror, conforme o próprio criador da série.
ChatGPT ajudou na nova temporada de Black Mirror
O criador de Black Mirror, Charlie Brooker, foi brutalmente honesto sobre sua experiência quando criou um roteiro gerado pelo ChatGPT de um episódio hipotético.
Com o lançamento da 6ª temporada de Black Mirror iminente, Brooker falou à Empire sobre seus experimentos com a tecnologia atual por curiosidade.
Enquanto Brooker afirmou que o software ChatGPT gerou uma história que pode, à primeira vista, parecer viável, uma inspeção mais aprofundada o deixou impressionado quando ele notou que o software havia simplesmente copiado o trabalho anterior dele e de outros em uma sinopse.
O esboço elaborado pelo ChatGPT destacou alguns dos tropos mais comuns da série para Brooker, forçando-o a ser mais experimental na escrita de futuros episódios da série.
“Eu brinquei um pouco com o ChatGPT. A primeira coisa que fiz foi digitar ‘gerar episódio de Black Mirror’ e ele vem com algo que, à primeira vista, é plausível, mas à segunda vista, é uma m*rda. Porque tudo o que foi feito foi olhar para todas as sinopses dos episódios de Black Mirror, e meio que juntá-las. Então, se você mergulhar um pouco nisso, você diz: ‘Oh, não há realmente nenhum pensamento original real aqui'”.
Apesar disso, a experiência ajudou a criar a nova temporada de Black Mirror, ao passo que Brooker conseguiu identificar como ele próprio repetia certas temáticas, ou reviravoltas. Dessa forma, ele pôde remover a repetitividade e previsibilidade dos capítulos.
“Eu estava ciente de que eu tinha escrito muitos episódios onde alguém diz: ‘Oh, eu estava dentro de um computador o tempo todo! Então pensei: ‘Vou apenas tirar qualquer noção do que acho que é um episódio de Black Mirror’. Não adianta ter um show antológico se você não pode quebrar suas próprias regras. Apenas uma espécie de copo de água agradável e fria na cara.”
A sexta temporada de Black Mirror chega em 15 de junho à Netflix. Veja o trailer, abaixo.