Em cartaz nos cinemas brasileiros, Elementos é uma comédia romântica recomendada para toda a família. No entanto, algumas referências e elementos do novo filme da Pixar passam despercebidas pelo público infantil, sendo notadas apenas pela audiência mais madura.
“Numa cidade onde os moradores de fogo, água, terra e ar vivem juntos, uma jovem fogosa e um cara que segue o fluxo descobrem algo elementar: o quanto eles realmente têm em comum”, diz a sinopse oficial de Elementos.
O elenco de vozes de Elementos é liderado por Leah Lewis (Você Nem Imagina), como Ember, e Mamoudou Athie (Arquivo 81) como Wade.
Revelamos abaixo 7 coisas que só os adultos percebem em Elementos; confira – e veja se você notou! (via Looper)
Elementais são imigrantes
Na Cidade Elemento, pessoas (elementais, na verdade) do mundo inteiro chegam para encontrar um novo começo. No início do filme, a família de Ember chega ao local com outros elementos, mas o responsável pela entrada, sem entender a linguagem deles, rebatiza os pais da protagonistas como “Bernie” e “Cinder”.
Os fãs mais jovens não percebem, mas o momento é uma referência direta aos imigrantes que chegaram aos Estados Unidos, no início do século XX, pelo posto imigratório da Ilha Ellis, em Nova York. Na época, muitos imigrantes que falavam outras línguas ganharam nomes “em inglês” no processo de entrada.
O sobrenome de Ember
Todos os personagens de Elementais, sem exceção, têm nomes que fazem referência ao Fogo, à Terra, à Água e ao Ar. O nome da protagonista Ember, por exemplo, significa “brasa” em inglês. O sobrenome da família da personagem também referencia um elemento importante relacionado ao calor e a luz.
Como os fãs de Elementos já sabem, o nome completo de Ember é “Ember Lumen”. A expressão “lumen” (lúmen, em português), identifica “a unidade de medida de fluxo luminoso”. Um lúmen é o fluxo luminoso que aparece dentro de um cone esferorradiano, emitido por um ponto luminoso com intensidade de 1 candela (em todas as direções).
Ember e o balão de ar
Em uma das cenas mais bonitas de Elementos, Ember e Wade constroem um balão de ar para sobrevoar a Cidade Elemento. Os espectadores mais jovens não perceberam, mas a protagonista do longa não apenas pilota, o balão, mas também é responsável por toda a sua energia.
Os balões de ar quente, para quem não sabe, funcionam por meio da utilização de aparelhos conhecidos como “queimadores” – que utilizam botijas de gás propano, aquecendo o gás acima dos 100 graus Celsius, para produzir uma fonte que permite ao aparelho ficar mais leve que o ar e, assim decolar pelos céus.
A foto do casal
Durante toda a trama de Elementos, Ember faz o possível para manter seu relacionamento com Wade escondido do pai. Afinal de contas, de acordo com Bernie, “fogo e água não podem ficar juntos”. O personagem, no entanto, quase descobre a verdade ao ver uma foto da filha com o novo pretendente.
Felizmente, a foto é superexposta, mostrando apenas os olhinhos dos personagens. O motivo é muito simples: a luz de Ember, ao interagir com o flash da câmera fotográfica, deixa a imagem completamente inutilizável. Mesmo assim, o item ainda tem um grande peso emocional para a personagem.
Preconceito em Elementos
Elementos tem, no centro de sua trama, uma importante crítica social. Uma das temáticas mais importantes do longa é o preconceito que Ember sente na Cidade Elemento, principalmente ao interagir com os elementais da Água, da Terra e do Ar. A personagem, nesse sentido, serve como uma espécie de metáfora para a experiência dos imigrantes.
Quando Ember vai ao cinema com Wade, por exemplo, os outros elementais resmungam sobre sua presença, mesmo sem agredi-la diretamente. A cena é uma referência direta às microagressões e à intolerância velada a qual os imigrantes são submetidos, todos os dias, nos centros urbanos.
Roupas específicas
A Pixar sempre capricha na caracterização de seus personagens, e em Elementos, essa tendência se repete. Os elementais do Ar, por exemplo, usam roupas fofas e leves, que permitem o voo rápido e fluido. Já os elementais da Terra, sempre aparecem desnudos, ou com trajes que referenciam a natureza.
Os elementais do Fogo, como a protagonista Ember, só usam roupas de metal, já que estes trajes suportam até mesmo as mais altas temperaturas. Os personagens da água, por último, aparecem trajados com roupas de borracha e de materiais que, à primeira vista, são impermeáveis.
A cor das chamas
A maioria dos elementais de Fogo que aparecem em Elementos é amarela, laranja e vermelha, as tradicionais cores das chamas. No entanto, ao emigrar para a Cidade Elemento, a família de Ember traz consigo a “Chama Azul”, uma chama que queima mais forte (e mais brilhante) que todas as outras.
O motivo é muito simples: de acordo com a ciência, as chamas azuis realmente são mais quentes que as amarelas, vermelhas e alaranjadas. Segundo o site Firefighter Insider, as chamas azuis têm temperaturas de 2550 e 3000 graus Fahrenheit. Os outros tipos de chama, por sua vez, só atingem, no máximo, 2220 graus.
Você já pode assistir Elementos nos cinemas brasileiros.