Séries

Law & Order já foi processada por advogado de verdade

Série ficou próxima demais da realidade

Law & Order se inspira em notícias da vida real acerca de crimes e escândalos. Embora as histórias do mundo real tenham informado a franquia por mais de 30 anos, essa abordagem também levou a alguns pesadelos legais para os criadores da série nos bastidores.

Em 2004, o advogado nova-iorquino Ravi Batra entrou com um processo contra Law & Order por difamação.

De acordo com o The New York Times (via Looper), o advogado argumentou que o personagem Ravi Patel (Eric Avari) – um advogado indiano-americano que suborna um juiz da Suprema Corte em um episódio – foi baseado nele.

Conforme documentado pelo The Hollywood Reporter, Batra também era estreitamente afiliado a um político que supostamente aceitou subornos no passado, e o episódio em questão, “Floater”, trata de assuntos semelhantes.

Dito isso, vale ressaltar que Batra nunca foi considerado culpado de subornar alguém.

O elenco da 21ª temporada de Law & Order
O elenco da 21ª temporada de Law & Order

Caso seguiu na justiça

Os advogados de Dick Wolf, criador da franquia, argumentaram que as semelhanças eram abstratas. No entanto, devido à singularidade do nome, etnia e aparência do personagem, o advogado da vida real sentiu que havia uma conexão clara com ele e que o episódio era difamatório.

Além disso, esses traços identificáveis também poderiam ser óbvios para os espectadores que estavam familiarizados com Batra na época.

A juíza Marilyn Shafir afirmou que os espectadores comuns poderiam potencialmente confundir a corrupção do personagem de Law & Order como sendo verdadeira em relação a Ravi Batra.

Enquanto isso, Curt King, porta-voz da NBC Universal, disse ao New York Times que nenhum personagem do episódio representa Batra.

Sair da versão mobile