A Netflix recentemente começou a reprimir o compartilhamento de senhas no Brasil e isso já está refletindo no número de assinantes da plataforma.
O bloqueio de contas acontece quando você não está na mesma residência. A plataforma, então, diz que você só pode assistir dentro de uma casa em específico, mudar o local da residência na conta da Netflix, ou comprar o direito de outra pessoa fora de sua residência ver, por uma taxa de R$ 12,90.
Essa medida, no entanto, ocasionou na perda de 3% de usuários ativos mensais no Brasil em maio de 2023, conforme a Sensor Tower. Os dados levam em conta a quantidade de acessos ao streaming e não cancelamentos.
Além disso, a pesquisa apontou o crescimento de 33% de acessos em relação a maio de 2022, enquanto o Globoplay apresentou crescimento de 15% no mesmo período.
Nos EUA o cenário é outro
Nos EUA, as inscrições na Netflix aumentaram recentemente, à medida que a empresa já começa a reprimir o compartilhamento de senhas. A informação é da empresa de análise Antenna (via Deadline), após primeira análise do impacto da nova política da plataforma de streaming.
A empresa alertou formalmente os assinantes em diversos países, incluindo o Brasil, por e-mail que começaria a restringir o compartilhamento de senhas, o que foi seguido pelos quatro maiores dias de aquisição de usuários nos quatro anos e meio em que a Antenna mediu o serviço de streaming, disse a empresa de pesquisa.
Com base nos dados mais atuais disponíveis, calculou que a Netflix registrou quase 100 mil inscrições diárias em 26 e 27 de maio.
A Antenna disse que seus dados de compra cobrem todas as inscrições da Netflix, exceto aquelas via distribuição MVPD + Telco.
A Antenna disse que a média diária de inscrições na Netflix atingiu 73 mil durante esse período, um aumento de mais de 100% em relação à média de 60 dias anterior e superando os picos de inscrições durante os lockdowns da Covid-19 em março e abril de 2020.
Os cancelamentos também aumentaram durante esse período — mas não tanto quanto as inscrições. A relação entre inscrições e cancelamentos desde 23 de maio, disse a Antenna, aumentou +25,6% em comparação com o período anterior de 60 dias.
Em seu e-mail de notificação aos assinantes, a Netflix deixou claro que sua conta “é para você e as pessoas com quem você mora na sua casa”.
A medida, que a Netflix lança gradualmente em seus mercados, foi anunciada no ano passado durante um período de desaceleração do crescimento de assinantes.