O universo de Duna está prestes a ganhar um novo capítulo em sua história, dessa vez, focado nos acontecimentos predecessores de tudo o que acontece na jornada de Paul Atreides. Em Duna: Profecia, que estreia na Max no dia 17 de novembro, vamos acompanhar duas irmãs da Casa Harkonnen na luta contra forças que ameaçam a humanidade e na fundação da seita Bene Gesserit, tudo isso cerca de 10 mil anos antes do nascimento de Paul.
O que esperar da série?
A série nada mais é que um prelúdio da franquia Duna dirigida por Denis Villeneuve, e que inclusive traz temas que continuaram ao longo dos 10 mil anos que separam as duas produções. Dessa vez, o público terá mais detalhes sobre as origens da Bene Gesserit, a irmandade que detêm um poder especial sobre a sociedade, religião e política no universo criado por Frank Herbert.
A série focará em explorar como essa ordem secreta de mulheres, conhecidas por suas habilidades mentais e físicas, surgiu durante um dos períodos mais turbulentos da galáxia.
Baseado no romance A Irmandade de Duna, de Brian Herbert e Kevin J. Anderson, a produção deverá equilibrar o universo de Duna e ainda explorar coisas que não foram abordadas nos filmes de Villeneuve. A série dará ainda mais profundidade para esclarecer as inúmeras dúvidas dos fãs e pode se tornar um pilar para os novos fãs se interessarem pelo mundo das especiarias.
Qual será a trama de Duna: A Profecia?
Com uma trama guardada sob segredo durante muito tempo, as primeiras informações sobre a série é que ela serviria como um nascimento para as Bene Gesserit. No caso, as irmãs Harkonnen, Valya e Tula, membros da Irmandade de Rossak, que estabeleceram a seita Bene Gesserit e lançaram as bases do projeto que levaram à criação do Kwisatz Haderach.
No caso, é do Kwisatz Haderach que se trata a tal da “profecia” do título da série. As Bene Gesserit há muito se preparam para a vinda deste salvador (também conhecido como Lisan al Gaib) e preparam o povo de Arrakis pregando sua chegada iminente. Em Duna: Parte Um e Duna: Parte Dois, acredita-se que Paul Atreides seja o salvador que todos estavam esperando, e a série deverá mostrar as origens de como tudo começou.
Quem vai estrelar a série?
Uma série como essa terá um elenco estrelado, que conta com Emily Watson e Olivia Williams, que serão as protagonistas Valya e Tula Haronnen, respectivamente. Tula é uma mãe reverenda, enquanto Valya é a líder da irmandade.
Do outro lado, Mark Strong será o Imperador Javicco Corrino, o líder do local que deve governar durante uma paz frágil. Ao seu lado, Jodhi May será a Imperatriz Natalya, uma mulher que uniu milhares de mundo em seu casamento com Corrino.
Sarah-Sofie Boussnina será a Princesa Ynez, uma jovem sobrecarregada por sua proximidade com o trono, enquanto Shalom Brune-Franklin interpretará Mikaela, uma Fremen sem escrúpulos que serve à família real. O ator Travis Fimmel, que muita gente conhece de Vikings, será Desmond Hart, talvez o personagem mais enigmático de todos: um soldado com um passado oculto que busca ganhar a confiança do Imperador às custas da Irmandade.
Quando estreia a produção? Será uma minissérie?
A série estreia no Max no próximo dia 17 de novembro, com episódios semanais sendo lançados aos domingos. Por enquanto, a produção contará com seis episódios e ainda não há detalhes se haverá uma 2ª temporada.