Morre Winnie Mandela, ativista e viúva de Nelson Mandela, aos 81

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Winnie Madikizela Mandela, ativista anti-Apartheid da África do Sul e viúva do ex-presidente Nelson Mandela, faleceu aos 81 anos. A BBC confirmou a morte com um representante.

Anthony Mackie vai interpretar advogado do caso O.J. Simpson em filme

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Ela faleceu após uma longa doença. Winnie entou e saiu do hospital diversas vezes desde o começo do ano. Ela morreu nas primeiras horas dessa segunda (02), cercada de família e amigos”, escreveu Victor Dlamini, acessor da família.

Nascida em 1936, Winnie se casou com Nelson Mandela nos anos 1950, e o matrimônio durou 38 anos, embora por quase 30 o futuro presidente estivesse encarcerado. Em 1992, os dois se separaram, e em 1996 o divórcio foi finalizado.

Já no século XXI, a reputação de Winnie foi manchada quando investigações do governo pós-Apartheid revelaram as ações violentas nas quais o grupo liderado por ela se engajou durante a luta contra o sistema racista. Em 2003, ela foi condenada por roubo e fraude.

Naomie Harris (Mandela: O Caminho Para Liberdade), Jennifer Hudson (Winnie), Sophie Okonedo (Mrs Mandela) estão entre as atrizes que já a interpretaram no cinema e na TV.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio