Nascido na Bélgica, Jean Claude Van Damme conquistou o mundo inteiro em 1988 com o filme de artes marciais O Grande Dragão Branco, considerado até hoje um dos melhores e mais icônicos de sua filmografia.

Consolidando sua fama, Van Damme participou também de outros filmes do gênero como Kickboxer – O Desafio do Dragão e Leão Branco – O Lutador sem Lei.

Nos anos 90, o ator passou a ser uma estrela rentável de filmes de ação, com sucessos como Soldado Universal, Street Fighter, TimeCop e O Alvo.


Muitos fãs não sabem, mas Jean Claude Van Damme já se envolveu em um grave acidente na produção de um de seus filmes.

Confira abaixo!

Grave acidente 

O acidente em questão aconteceu durante a gravação do filme Cyborg, lançado em 1989. O longa combinava o estilo das artes marciais de Jean Claude Van Damme com cenário é características do steampunk.

No filme, o ator Jackson Pinckney interpretou Tytus, um pirata. O papel do ator era exatamente pequeno, mas ele acabou ficando famoso no mundo inteiro devido ao acidente acontecido no set de filmagens.

Em uma das sequências de ação do filme, o personagem de Jean Claude Van Damme se envolve em uma luta corporal com Pinckney.

Na filmagem da cena em questão, Van Damme acidentalmente acertou com uma faca o olho do companheiro de cena Jackson Pinckney. 

O ferimento deixou o ator cego de um olho, que foi completamente comprometido pelo acidente.

Posteriormente, Jackson Pinckney abriu um processo contra Van Damme pela mutilação sofrida no set de Cyborg.

O ator ganhou a ação, e recebeu 485 mil dólares em uma decisão de uma corte da Califórnia.