Sir Ian Holm, conhecido por O Senhor dos Anéis, morreu aos 88 anos. A informação foi confirmada por um representante do famoso.

Ao The Guardian, o assessor do ator de O Senhor dos Anéis revelou a luta do famoso contra o Mal de Parkinson. A morte foi registrada no dia 19 de junho.

Holm estava em um hospital em Londres com a família. O relato é de que o ator de O Senhor dos Anéis faleceu “em paz”.


“Charmoso, gentil e extremamente talentoso, nós vamos sentir falta dele”, disse ainda o representante.

Prova da personalidade marcante de Holm foi conferida durante a pandemia do coronavírus (COVID-19). O ator pediu desculpas por não poder participar de uma reunião virtual do elenco de O Senhor dos Anéis.

“Eu lamento não poder ver vocês pessoalmente. Eu sinto falta de todos e espero que as aventuras de vocês os levem para muitos lugares. Estou em quarentena na minha casa de Hobbit”, publicou o ator.

Ator é o Bilbo de O Senhor dos Anéis

Ian Holm tem uma longa carreira na TV e no cinema. O primeiro trabalho do famoso foi em 1965, em uma adaptação de Guerra das Rosas.

O britânico ficou famoso ao estrelar longas como Brazil: O Filme, O Quinto Elemento e Ratatouille. Mas, o papel que marcou a carreira dele e de muitos fãs foi em Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel.

Holm é a versão idosa de Bilbo. O ator não viveu o personagem apenas nesse filme, retornando também para O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei e para trilogia O Hobbit.

Os últimos trabalhos do astro de O Senhor dos Anéis foram, inclusive, como Bilbo. Holm aparece em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada e em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, novamente como a versão idosa do personagem.

Nesses longas, Martin Freeman vive uma versão jovem de Bilbo nas aventuras do amado personagem.

Na carreira, Ian Holm venceu 20 prêmios por atuação, incluindo BAFTA e Annie Awards. Além disso, teve uma indicação ao Oscar de 1982 por Carruagens de Fogo.