Hoje em dia é comum que canções estreiem em primeiro lugar nas mais escutadas da Billboard, mas foi Michael Jackson que abriu caminho para que isso acontecesse.

Um de seus singles foi a primeira canção a estrear no topo da lista, curiosamente, ela foi escrita por outro famoso cantor.

Michael Jackson pediu que R. Kelly escrevesse uma canção para ele e, originalmente, ele achou que o Rei do Pop estava brincando. Naturalmente, ele se sentiu honrado pelo pedido de Jackson e imediatamente começou a escrever a canção.


De acordo com o The A.V. Club, R. Kelly quis capturar o lado feminino de Jackson em You Are Not Alone.

“Michael tem, tipo, esse lado feminino”, disse Kelly em entrevista de 2013. “Eu sei que ele não é assim, mas, ao mesmo tempo, eu mergulhei nisso para fazer a canção. Parecia engraçado de início, mas tive de aceitar isso se eu queria escrever algo para Michael”.

R. Kelly acabou lançando uma versão da música com sua voz no álbum Love Letter.

You Are Not Alone foi lançada no topo do Billboard Hot 100 em 2 de setembro de 1995. Esse foi o primeiro hit número 1 da Billboard de Michael Jackson desde Black or White, lançada quatro anos antes.

A música favorita de Michael Jackson

A canção favorita de Michael Jackson certamente não se parece com muitas outras de seu catálogo e, curiosamente, ela foi co-escrita por uma grande estrela do cinema.

Smile, a música favorita de Michael Jackson foi co-escrita por Charlie Chaplin. Segundo o American Songwriter, Chaplin ajudou a compor a trilha sonora de Tempos Modernos.

John Turner e Geoffrey Parsons posteriormente adaptaram parte dessa melodia para a canção Smile.

Segundo o livro Man in the Music, Jackson era grande fã de Chaplin e assistia seus filmes, ouvia suas músicas e leu muito sobre ele. Nos anos 1970 Jackson chegou a se vestir várias vezes como Chaplin em sessões de fotografia.

Desde então, Smile marcou presença na cultura pop de forma significativa. Ele apareceu na cinebiografia Chaplin, no filme O Sorriso de Mona Lisa, além de ter aparecido no trailer de Coringa.

Smile ainda foi tocado no funeral de Michael Jackson, cantada pelo irmão de Michael, Jermaine.