A estrela de Sex and the City, Cynthia Nixon, revelou que os comentários de J.K Rowling sobre a comunidade trans foram “realmente dolorosos” para seu filho Samuel.

A atriz contou como o jovem de 23 anos, que ela anunciou ser trans em 2018, cresceu lendo Harry Potter da autora, mas disse que os comentários recentes de Rowling têm sido “desconcertantes” para sua família.

Rowling acessou o Twitter recentemente para divulgar suas opiniões, que muitos rotularam de “anti-trans”, e Nixon falou sobre o impacto que seus comentários tiveram.


Comentários lamentáveis

Falando ao Independent sobre seu filho, ela disse: “Foi realmente doloroso para ele porque grande parte de sua infância foi ligada a Harry Potter. Somos uma família que gosta de Harry Potter.”

“Os livros parecem ser sobre defender pessoas que são diferentes, então ela selecionar este grupo de pessoas que são obviamente diferentes e meio que negar sua existência é realmente desconcertante.”

“Eu sei que ela sente que está defendendo o feminismo, mas eu não entendo.”

Os comentários de Rowling receberam uma enorme reação, com muitos criticando seus pontos de vista.

Estrelas da franquia de filmes de Harry Potter, incluindo Daniel Radcliffe e Emma Watson, falaram em apoio à comunidade trans.

Divulgando um comunicado por meio da organização sem fins lucrativos americana Trevor Project, uma instituição de caridade LGBTQ para a prevenção do suicídio, Radcliffe disse: “Mulheres trans são mulheres.”

“Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência neste assunto do que qualquer um.”

“A todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros foi manchada ou diminuída, lamento profundamente a dor que esses comentários causaram a vocês.”

No Brasil, filmes como Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 e Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 estão disponíveis na Netflix.