Quando começou, Michael Jackson começou a incorporar rap em sua música, principalmente em seu sucesso “Black or White”.

Ele até começou a trabalhar com um dos rappers mais famosos de todos os tempos, The Notorious B.I.G. É por isso que Biggie quase caiu no choro quando conheceu Jackson – e como o público reagiu à colaboração.

Embora não seja tão lembrado como Thriller ou Bad, Michael Jackson lançou um álbum na década de 1990 que o mostrou arriscando-se muito.


HIStory: Past, Present and Future, Book I inclui tudo, desde colaborações com Slash e Shaquille O’Neal a covers de sucessos dos Beatles e Nat King Cole.

Também inclui a colaboração de Jackson com a lenda do rap The Notorious B.I.G. De acordo com o livro Michael Jackson: All the Songs: The Story Behind Every Track, Jackson trabalhou com o produtor Dallas Austin em uma música chamada “This Time Around”.

A faixa tinha um som que combinava com o estilo de Biggie. Biggie teve a oportunidade de aparecer na faixa e escreveu dois conjuntos de letras para seu verso – um limpo e outro sem censura.

Michael Jackson acabou preferindo o rap sem censura que Biggie escreveu, e é isso que aparece em HIStory. O engenheiro de gravação John Van Nest relembrou a sessão de gravação em que Biggie trabalhou em “This Time Around”.

“Então, Dallas e eu estávamos esperando por ele a qualquer minuto, e bem na hora, Notorious apareceu”, disse Van Nest.

“Ele era uma figura bastante imponente quando entrou, pois era muito popular na época.”

“Eu não tinha ideia do que esperar dele em termos de atitude, mas ele pareceu bom quando entrou. Mas quase imediatamente, ele deixou escapar: ‘Ei, Dallas, posso encontrar Mike?’ Biggie continuou falando sobre o quanto essa oportunidade significava para ele, já que Michael era seu herói.”

Emocionado com colaboração

Depois de gravar sua segunda tomada de “This Time Around”, Biggie conheceu Michael Jackson. Van Nest disse que Biggie quase começou a chorar. Van Nest disse que isso era parte do “efeito” que Jackson tinha em muitas pessoas.

Embora sua sessão de “This Time Around” durasse apenas alguns minutos, Biggie estava feliz por fazer parte dela.

Dada a popularidade do rap em meados da década de 1990, faria sentido que “This Time Around” se tornasse um grande sucesso. Além disso, artistas, de Barbra Streisand a Beyoncé, ganharam alguns de seus maiores sucessos ao colaborar com outros artistas populares.

Uma colaboração entre Jackson e Biggie parecia pronta para dominar o rádio. No entanto, isto não aconteceu. Segundo relatórios da Billboard, “This Time Around” não apareceu na Billboard Hot 100 de forma alguma.

Isso é intrigante, já que Michael Jackson é um dos cantores mais populares de todos os tempos e Biggie teve vários sucessos na Billboard antes e depois de morrer. No entanto, talvez isso reflita onde estava a carreira de Jackson na época.

Jackson lançou um dueto com sua irmã Janet chamado “Scream” como um single de HIStory. De acordo com a Billboard, a música não é nem mesmo uma das 20 canções mais populares de Janet. Michael Jackson simplesmente não estava no topo de sua carreira quando fez HIStory – pelo menos comercialmente.

Independentemente da resposta do público a “This Time Around”, gravar a música certamente significou muito para Biggie.

The Notorious B.I.G. morreu em 1997, aos 24 anos de idade. Já Michael Jackson morreu em 2009, com 50 anos.