Celebridades

Produtor de Alien morre aos 77 anos

Os fãs da franquia de filmes Alien sabem o nome de David Giler já que o escritor e produtor esteve envolvido com a franquia desde o início. Infelizmente, o Deadline traz a notícia de que Giler faleceu. Giler faleceu em 19 de dezembro em sua casa em Bangkok de câncer, ele tinha 77 anos no momento de sua morte.

Depois de atuar como produtor em Alien – O 8.º Passageiro de 1979, seu primeiro crédito oficial de produtor, Giler continuaria envolvido com a franquia ao longo dos anos, conquistando um crédito de “argumento” para a sequência Aliens, O Resgate de 1986 e até mesmo escrevendo o roteiro de Alien 3.

Ele continuou sendo um produtor para todos os outros capítulos, incluindo os filmes de Alien vs. Predator e produções recentes como Prometheus e Alien: Covenant.

O cineasta Walter Hill, que colaborou com Giler na série de ficção científica e outros filmes marcantes na década de 1970, divulgou um comunicado sobre sua morte dizendo: “Se vocês conhecessem David, vocês saberiam que ele era especial.”

“A magia de sua personalidade é difícil de descrever: engraçada, raivosa, extremamente culta e extremamente sábia. Tive o privilégio de escrever e produzir com ele e, mais importante, de ter sua amizade íntima e profunda por quase 50 anos.”

Essencial para a criação de Alien

Embora o roteirista Dan O’Bannon seja creditado com o roteiro de Alien – O 8.º Passageiro original, foi na verdade o trabalho de Giler e Hill no rascunho das filmagens que acabou criando o que o filme original de Ridley Scott se tornaria após adicionar muitos elementos críticos que iriam se tornar queridos dos fãs.

“Basicamente, era uma imitação dos filmes dos anos 50”, disse Giler em uma entrevista anterior ao Cinefantastique.

“Nós – Walter Hill e eu – o pegamos e reescrevemos completamente, adicionamos Ash e a subtrama do robô. Adicionamos o gato, Jones. Nós o desenvolvemos, basicamente. Se tivéssemos filmado o roteiro original de O ‘Bannon, teríamos feito um remake de A Ameaça do Outro Mundo.”

Aqueles que se lembram dos personagens duplos interpretados por Michael Fassbender em Prometheus e Alien: Covenant podem se lembrar que seus nomes eram na verdade “Walter” e “David”, uma homenagem a Hill e Giler.

O androide David, claro, é o responsável pela criação do Xenomorfo como visto no prelúdio de Ridley Scott em 2017, um aceno sutil às contribuições de Giler para a franquia de sucesso.

O trabalho de Giler em Hollywood não se limitou apenas a Alien, embora tenha trabalhado na televisão, incluindo em programas como O Agente da U.N.C.L.E., Contos da Cripta da HBO e a série de ficção científica Perversions of Science.

Sua outra grande reivindicação à fama como escritor foi escrever o roteiro de A Trama, de 1974, o suspense de conspiração dirigido por Alan Pakula e estrelado por Warren Beatty.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.