Celebridades

Criador de Historinhas de Dragões morre aos 90 anos

Ron Rodecker, o co-criador do amado programa infantil Historinhas de Dragões, morreu. Ele tinha 90 anos. Rodecker faleceu em 25 de janeiro, de acordo com sua filha, Erin Almond.

Almond compartilhou a notícia de seu falecimento naquele dia, mas não recebeu muita cobertura na mídia, embora a publicação The Union, no Condado de Nevada, na Califórnia, tenha publicado seu obituário em 19 de fevereiro (via Pop Culture).

A notícia da morte de Rodecker também foi compartilhada nas redes sociais no final de janeiro, mas só ganhou força significativa devido a uma postagem viral no Instagram compartilhada recentemente.

Segundo o obituário, Rodecker morreu em sua casa “depois de uma longa luta contra uma doença cardíaca”, uma doença que inicialmente o inspirou a seguir uma carreira artística após uma cirurgia de ponte de safena tripla em 1977.

Sua esposa por 50 anos, Katherine, e duas de suas filhas, Lauren Almond e Erin, estavam com ele no momento de seu falecimento.

Ele deixa os três membros da família, bem como as filhas Cherie Groll, Gretchen Almond Ratliff e os sobrinhos Ken e Bill Cloke e Wally Rodecker. Nenhum funeral foi realizado devido à pandemia da COVID-19 em andamento.

Em outra parte do obituário, seu trabalho no programa indicado ao Emmy, que seguiu as aventuras mágicas de duas crianças na Terra dos Dragões, foi defendido. Seu amor por sua família e suas paixões também foram eloquentemente notados.

“Além de sua família, ele amava seus Golden Retrievers, amava o mar e tudo o que havia sob ele, e arqueologia, e era fascinado por palavras. Ele escreveu muitos contos e dois romances”, dizia o obituário.

“Quem o conheceu vai se lembrar de sua alegria de viver, sua generosidade sem limites e seu humor. Ele viu o lado engraçado de quase tudo e fez todos rirem até os últimos dias.”

“O amor que ele compartilhou com sua esposa Katherine foi profundo e emocionante. Os dois estiveram ligados em espírito e alma por cinquenta anos, muitas vezes dizendo: ‘Isso fica melhor e melhor a cada vez.'”

Em sua postagem no Facebook, Erin disse que “ele tocou milhares de vidas para melhor” devido à sua arte e trabalho em Historinhas de Dragões.

“Ele era meu herói e vou amá-lo e sentir sua falta para sempre”, escreveu ela.

Importante legado

Rodecker criou os personagens que serviram de base para Historinhas de Dragões, observando em uma entrevista de 2010 para o The Orange County Register que “os dragões são uma metáfora para as coisas na vida que são grandes demais para serem manuseadas”.

Essa inspiração inicial serviu de base para Historinhas de Dragões depois que o executivo de TV Jim Coane descobriu a arte de Rodecker e ajudou a desenvolvê-la no programa que geraria 96 episódios que iriam ao ar na PBS e CBC Television nos Estados Unidos de 1999 a 2005.

Rodecker observou que eles queriam enfrentar “não apenas adversidades, mas todas as coisas que surgem na vida de uma criança”.

Quanto aos sentimentos de Rodecker sobre seu legado, em 13 de janeiro de 2015, um comentário do Facebook parece resumir seus pensamentos sobre o assunto. Ao promover seus livros My Dragon’s Alphabet e My Dragon’s Book of Poems, Rodecker agradeceu a seus admiradores e sentiu que havia deixado “algo de valor” no mundo.

“Obrigado a todos por suas palavras e pensamentos gentis. Estou muito orgulhoso desses dois livros porque eles resumem o melhor da minha escrita e o melhor da minha arte”, escreveu Rodecker.

“Aos 85 anos, é minha meta deixar algo de valor para trás, porque tive a sorte de ter caminhado nesta Terra. Agora sinto que fiz isso. Ainda há alguns quilômetros pela frente e estou sempre procurando novas maneiras de alcançar e tocar os outros. Isso mantém a vida fluindo.”

No Brasil, Historinhas de Dragões foi exibida com destaque no Canal Futura e na TV Cultura, entre outros canais de TV aberta e fechada.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.