Celebridades

Veja os atores de Chaves que já morreram

O programa mexicano Chaves marcou a infância e adolescência de muita gente! A comédia foi exibida por décadas pelo SBT, chegando a ganhar bonecos, um programa de animação e vários outros produtos licenciados.

Em 2020, Chaves deixou de ser exibido pela emissora de Sílvio Santos e pelo Multishow. Segundo o SBT, o programa infantil teve que deixar a grade de programação por questões envolvendo direitos autorais pendentes.

Como as gravações e exibição original de Chaves ocorreram entre os anos 70 e 80, muitos membros do elenco já faleceram – mas continuam vivos na mente de inúmeros fãs no mundo inteiro.

Confira abaixo os grandes nomes do elenco de Chaves que já nos deixaram!

Roberto Gómez Bolaños – Chaves

Roberto Gómez Bolaños ficou conhecido mundialmente como Chespirito, nome artístico que significa “Pequeno Shakespeare”. O ator e comediante, além de interpretar Chaves e Chapolim, foi responsável pela direção, roteiro e produção das séries, sendo considerado até hoje um dos humoristas mais influentes da América Latina.

Bolaños faleceu em 28 de novembro de 2014, após sofrer um ataque cardíaco como complicação da doença de Parkinson. O eterno Chavinho tinha 85 anos.

Ramón Valdés – Seu Madruga

Ramón Valdés é reconhecido até hoje como um dos maiores comediantes da história do México. O intérprete de Seu Madruga – Don Ramón no original – nasceu em um bairro humilde da Cidade do México e começou sua carreira artística ainda nos anos 50.

Valdés se despediu de seu personagem mais icônico em 1981, ano em que gravou seu último episódio em Chaves. O astro morreu em agosto de 1988 devido a um câncer no estômago, aos 64 anos.

Rubén Aguirre – Professor Girafales

Rubén Aguirre é conhecido no mundo todo como o Professor Girafales de Chaves. Além de atuar na comédia e em O Chapolin Colorado, Aguirre contou com uma prolífica carreira como ator, produtor, comediante, roteirista e diretor na TV mexicana.

Aguirre faleceu em 17 de junho de 2016, por complicações de uma pneumonia. O ator se despediu da família em sua casa em Puerto Vallarta, morrendo 2 dias após seu aniversário de 82 anos.

Angelines Fernández – Dona Clotilde

Antes de interpretar a Dona Clotilde em Chaves, Angelines Fernández foi considerada uma das atrizes mais belas da Espanha. A estrela emigrou do país europeu para Cuba após se envolver na luta contra a ditadura de Francisco Franco. Depois, a eterna Bruxa do 71 se mudou para o México e começou a atuar em produções de sucesso da TV do país.

Fernández morreu em março de 1994, aos 71 anos. A causa da morte foi um câncer relacionado às décadas de fumo constante. A atriz está enterrada no mesmo cemitério que Ramón Valdés, o Seu Madruga.

Horácio Gómez Bolaños – Godinez

Conhecido por interpretar o avoado Godinez em Chaves, Horácio Gómez Bolaños era o irmão mais novo de Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito. Embora tenha atuado como Godinez em diversas produções do irmão, Horácio preferia lidar com os aspectos logísticos dos projetos.

O ator e produtor morreu em 21 de novembro de 1999, após sofrer um ataque cardíaco durante as gravações de uma homenagem a Chespirito na Televisa.

Raúl Padilla – Jaiminho

Raúl Padilla passou a integrar o elenco principal de Chaves em 1979, após a saída inicial de Ramón Valdés. O ator ganhou o coração de fãs no mundo inteiro como o atrapalhado e preguiçoso carteiro Jaiminho, conhecido por seu bordão “quis evitar a fadiga”.

Padilla morreu em fevereiro de 1994 aos 75 anos, após sofrer um ataque cardíaco. Raul Padilla Jr, o filho do ator, também trabalhou com Chespirito e faleceu em 2013.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.