Controvérsia

Atriz da Marvel sofre grave alegação; entenda polêmica

Elizabeth Olsen foi acusada de racismo após declaração sobre Wanda

Tudo indica que a Feiticeira Escarlate será uma das heroínas mais importantes da Fase 4 do MCU. A personagem de Elizabeth Olsen ganhou uma série no Disney+, e será uma das protagonistas do novo filme do Doutor Estranho.

A performance de Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff foi extremamente elogiada por público e crítica, e acabou rendendo o prêmio de Melhor Performance em série no MTV Movie & TV Awards, realizado em 16 de maio.

A premiação da atriz fez ressurgir acusações de racismo contra Elizabeth Olsen.

O site Giant Freaking Robot falou sobre o assunto; confira abaixo!

Racismo na Marvel?

Elizabeth Olsen começou sua trajetória na Marvel no filme Vingadores: Era de Ultron. Introduzida como uma vilã, a personagem contou com um dos maiores desenvolvimentos da franquia, se tornou uma heroína e ganhou uma série solo no Disney+.

Em 2015, na época da produção de Era de Ultron, a atriz falou sobre as origens de sua personagem no podcast da revista Vanity Fair.

Um termo utilizado por Olsen para descrever sua personagem foi bastante criticado na internet por sua conotação racista.

Falando sobre a história de origem de Wanda Maximoff, Elizabeth Olsen usou o termo “cigana” (gypsy em inglês) para descrever a personagem.

O termo, no entanto, é considerado ofensivo por suas implicações derrogatórias contra o povo de descendência Romani.

O debate sobre a conotação racista do termo “gypsy” é um debate que acontece principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

Originalmente, a palavra era utilizada para descrever o povo nômade de descendência Romani. Porém, com o tempo, o termo ganhou contornos preconceituosos, sendo utilizado como ofensa.

Como a entrevista foi realizada em 2015, tudo indica que Elizabeth Olsen apenas desconhecia o sentido racista da palavra.

Mesmo assim, a atriz foi bastante criticada por internautas nas redes sociais. Com sua vitória no prêmio da MTV, as alegações acabaram sendo trazidas à tona mais uma vez.

Todos os episódios de WandaVision estão disponíveis no Disney+.

Você quer ver produções da Marvel, Star Wars, NatGeo e Pixar? Clique aqui para assinar o Disney+

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.