Publicidade

Relato

Filha de Angelina Jolie sofre racismo após cirurgia

Atriz contou sobre situação que aconteceu em 2020 em revista

Publicado por Bruno Tomé

24/06/2021 09:03

Angelina Jolie revelou na revista Time que a filha dela, Zahara, foi vítima de racismo no tratamento após uma cirurgia em 2020. O relato foi feito quando a atriz entrevistava o estudante de medicina Malone Mukwende.

A conversa com Mukwende focava num dos objetivos do aluno. O universitário procura conscientizar profissionais da saúde sobre a busca de informações para diagnósticos de pacientes não brancos.

A atriz então fez o relato. Após a cirurgia, Angelina Jolie contou que as recomendações médicas ignoraram a cor de pele de Zahara.

“A minha filha Zahara, que adotei na Etiópia, passou por uma cirurgia e depois uma enfermeira me pediu para entrar em contato com ela caso a pele dela ‘ficasse rosa’. Eu tenho filhos de diferentes origens e sei que quando havia uma irritação que todos pegavam, as reações eram drasticamente distintas dependendo da cor da pele de cada um. Mas sempre que olhava os relatórios médicos, a referência era sempre a pele branca”, contou a estrela.

O estudante apoiou Angelina Jolie e fez uma crítica para cursos de medicina. Mukwende comentou que o ensino geralmente acontece dessa forma.

“Há uma linguagem e uma cultura na profissão médica, praticada há tantos anos da mesma forma, que soam como se não fossem parte do problema. Mas você acabou de ilustrar, é um exemplo muito problemático, porque caso não ocorra daquela forma você provavelmente não vai chamar o médico”, explicou o estudante.

Filhas passaram por cirurgia em 2020

Zahara passou por cirurgia na mesma época de Shiloh. A revelação foi feita no Dia Internacional da Mulher de 2020 por Angelina Jolie.

A atriz revelou que duas das filhas dela e Brad Pitt foram submetidas a procedimentos cirúrgicos em um ensaio da Time para data. Jolie relatou a notícia, escrevendo: “Passei os últimos dois meses entrando e saindo de cirurgias com minha filha mais velha e, dias atrás, vi sua irmã mais nova sendo operada.”

Ela acrescentou na época: “Elas sabem que estou escrevendo isso, porque eu respeito a privacidade delas e discutimos juntas, e elas me incentivaram a escrever. Elas entendem que passar por desafios médicos e lutar para sobreviver e se curar é algo do que se orgulhar.”

Zahara foi adotada quando Angelina Jolie estava casada com Brad Pitt. Os atores se separaram em 2016.

Publicidade