Publicidade

Carreira premiada

X-Men, Lupin e mais: Veja transformação do astro da Netflix

Saiba tudo sobre a trajetória de Omar Sy: da infância humilde ao sucesso em Hollywood

Publicado por Alexandre Guglielmelli

16/06/2021 19:30

Lupin estreou na Netflix no início de janeiro, e rapidamente conquistou o público internacional! A série francesa fez história como a primeira produção do país a estrear no Top 10 das mais assistidas dos Estados Unidos.

Protagonizada por Omar Sy (X-Men: Dias de um Futuro Esquecido), Lupin acompanha a história de Assane Diop, um ladrão profissional que usa toda sua inteligência, carisma e malandragem para se vingar de uma poderosa família – responsável pela morte de seu pai.

Grande parte do sucesso de Lupin se deve à atuação icônica de Omar Sy como o protagonista! O ator francês ficou conhecido no mundo inteiro ao participar do longa Os Intocáveis, atuando em diversos projetos de sucesso desde então.

Confira abaixo tudo sobre a trajetória e transformação de Omar Sy, desde a infância humilde ao sucesso em Hollywood.

A infância humilde de Omar Sy

Omar Sy nasceu em 1978 e cresceu em uma família humilde, junto com mais 8 irmãos. A mãe do ator era uma governanta vinda da Mauritânia, e seu pai um alfaiate senegalês.

A família de Omar Sy se mudou para a França para ganhar dinheiro e abrir um negócio de sucesso em sua terra natal. Mas como em inúmeros outros casos, a família permaneceu em Paris e criou raízes na nação europeia.

“Existem duas Franças que existem lado a lado. Eu não sabia disso até começar a trabalhar na ‘outra França’ e ouvir os diferentes sotaques do povo. Sabia que isso existia, mas nunca tinha presenciado. As pessoas te olham e dizem: ‘Se você é negro e é dessa vizinhança, as portas estarão fechadas’. Eu queria ser diferente, fazer algo diferente. Então quando encontrei uma pequena fresta na porta, dei meu jeito de entrar”, contou o astro.

Primeiros trabalhos na França

Omar Sy começou sua carreira artística em 1996, logo após se formar no ensino médio. O primeiro trabalho do ator foi como comediante em um programa de rádio, junto com o parceiro Fred Testot. Pouco depois, conseguiu um papel na série Le Cinéma de Jamel, exibida pelo Canal+.

Ainda no início de sua carreira, o ator criou e protagonizou a série de TV Le Visiophon. Na mesma época, Omar Sy se destacou por performances no teatro e em programas de esquete, sempre contando com um grande talento humorístico.

O ator se mudou para Los Angeles nos anos 2000, onde dublou Zip na versão francesa do videogame Tomb Raider Legend. Antes disso, deu voz a um carneiro no filme Irmão Urso, lançado pela Disney.

Em 2008, o ator francês apareceu no clipe “Bienvenue chez les Bylkas”, da banca Sinik. Em 2009, Sy reuniu-se mais uma vez com o parceiro cômico Fred Testot, dublando diversos personagens no programa Logorama.

Sucesso em Os Intocáveis

Em 2011, Omar Sy contou com um dos papéis mais importantes de sua carreira: Driss Bassari no filme Os Intocáveis.

No longa de Olivier Nakache e Éric Toledano, Sy interpreta um jovem cuidador, contratado para tomar conta de um milionário paraplégico logo após sair da cadeia. O personagem e o milionário criam uma tocante e irreverente amizade, que ajuda a quebrar tabus raciais e encanta fãs no mundo inteiro até hoje.

A performance garantiu para Omar Sy o César de Melhor Ator, a premiação de cinema mais importante da França.

Na época, Intocáveis foi assistido por quase 50 milhões de pessoas. Foi o filme mais visto em 2011 na França, e também fez o maior sucesso em outros países da Europa. Mais de 145 mil ingressos foram vendidos em Portugal em 5 semanas.

Projetos em Hollywood

Após conquistar o mundo inteiro com sua performance em Os Intocáveis, Omar Sy passou a ser escalado em grandes blockbusters de Hollywood.

Em 2014, Sy interpretou o mutante Bishop no filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. O personagem aparece em poucas cenas, mas causa grande impacto.

No mesmo ano, o ator contou com mais uma parceria com os cineastas Olivier Nakache e Éric Toledano, desta vez com o filme Samba.

Já em 2015, Omar Sy ingressou em outra franquia de sucesso: Jurassic Park. Em Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros, o ator vive Barry, o amigo e assistente do protagonista de Chris Pratt.

Ainda em Hollywood, Sy dublou o personagem Hot Rod no filme Transformers: O Último Cavaleiro.

O sucesso de Omar Sy na Netflix e projetos futuros

A partir de 2021, Omar Sy passou a interpretar o protagonista Assane na série Lupin, uma adaptação moderna das famosas histórias de Arsène Lupin.

A série se tornou a produção de língua não inglesa mais assistida da Netflix em seu primeiro mês, com uma audiência de mais de 70 milhões de assinantes.

Além de estar confirmado na terceira temporada da série, Omar Sy já tem mais dois projetos confirmados para os próximos anos.

O primeiro é Jurassic World: Dominion, no qual deve reprisar sua performance como Barry. O filme tem previsão de estreia para 2022.

O ator também está confirmado no longa Tower of Strength (Torre da Força), um filme francês de ação e comédia.

A segunda temporada de Lupin já está disponível na Netflix.

Publicidade