Início humilde

De garçom a famoso por um golpe: A transformação de Van Damme

Astro de ação relembra como conseguiu seu primeiro papel de destaque no cinema

Após anos afastado de projetos internacionais de cinema, Jean-Claude Van Damme retornou aos holofotes recentemente, com o lançamento de O Último Mercenário na Netflix. Hoje em dia, o ator é sinônimo aos golpes mais icônicos das artes marciais. Mas nos anos 80, o astro era relativamente desconhecido, famoso apenas por interpretar vilões em filmes de luta.

Tudo mudou com o lançamento de O Grande Dragão Branco, que estabeleceu Van Damme como um dos atores de ação mais famosos do mundo. O que muita gente não sabe é que o astro conseguiu o papel no filme após impressionar o cliente de um restaurante com um de seus chutes.

A revelação foi feita no documentário The Go-Go Boys: The Inside Story of Cannon Films (Os Go-Go Boys: A História Secreta da Cannon Films). No filme, o produtor Menahem Golan – que faleceu em 2014 – conta a história de seu primeiro encontro com Van Damme.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre essa interessante história de origem.

Como Van Damme garantiu sua fama?

Quando Jean-Claude Van Damme trocou Bruxelas por Los Angeles, trabalhou como garçom para pagar as contas.

Em um dos turnos de Van Damme no restaurante, o ator avistou Golan, um dos executivos do grupo Cannon, e não perdeu a oportunidade para se apresentar.

Eu estava sentado com a minha esposa em um restaurante francês, até que chega um dos garçons, um cara bonitão, segurando dois pratos de sopa. Ele me pergunta, em francês, se eu era o ‘Monsieur Golan’. Eu disse que sim. Foi aí que ele deu um chute acima da minha cabeça. A sopa nem se moveu”, comentou o produtor.

Van Damme confirmou a história, dizendo que “é verdade, eu realmente chutei acima da cabeça dele”.

A demonstração de habilidade física deixou Golan tão impressionado, que o executivo convidou Van Damme para uma reunião.

Disse para ele comparecer ao meu escritório no dia seguinte para falarmos de negócio”, conta Golan.

Jean-Claude Van Damme também lembra do momento com nostalgia. “No escritório, eu tirei a camisa, mostrei meus músculos, mostrei que conseguia fazer as aberturas e tudo mais”.

Golan chegou a reconsiderar a escalação de Van Damme, acreditando que o ator belga só tinha um truque nas mangas: as aberturas.

No entanto, com a renegociação do contrato de Michael Dudikoff, o produtor mudou de ideia e contratou Van Damme na Cannon Films, produtora na qual o ator protagonizou alguns de seus filmes mais conhecidos.

Cheguei a implorar e chorar. Pedi desculpas por ter chorado, e ele me acalmou. Pediu para a assistente trazer o roteiro de O Grande Dragão Branco, e disse que me transformaria em um astro do cinema. E foi isso que aconteceu”, contou Van Damme.

O Último Mercenário, o novo filme de Van Damme, já está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.