De garçom a famoso por um golpe: A transformação de Van Damme

Astro de ação relembra como conseguiu seu primeiro papel de destaque no cinema

Publicado em 1/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Após anos afastado de projetos internacionais de cinema, Jean-Claude Van Damme retornou aos holofotes recentemente, com o lançamento de O Último Mercenário na Netflix. Hoje em dia, o ator é sinônimo aos golpes mais icônicos das artes marciais. Mas nos anos 80, o astro era relativamente desconhecido, famoso apenas por interpretar vilões em filmes de luta.

Tudo mudou com o lançamento de O Grande Dragão Branco, que estabeleceu Van Damme como um dos atores de ação mais famosos do mundo. O que muita gente não sabe é que o astro conseguiu o papel no filme após impressionar o cliente de um restaurante com um de seus chutes.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A revelação foi feita no documentário The Go-Go Boys: The Inside Story of Cannon Films (Os Go-Go Boys: A História Secreta da Cannon Films). No filme, o produtor Menahem Golan – que faleceu em 2014 – conta a história de seu primeiro encontro com Van Damme.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre essa interessante história de origem.

Como Van Damme garantiu sua fama?

Quando Jean-Claude Van Damme trocou Bruxelas por Los Angeles, trabalhou como garçom para pagar as contas.

Em um dos turnos de Van Damme no restaurante, o ator avistou Golan, um dos executivos do grupo Cannon, e não perdeu a oportunidade para se apresentar.

Eu estava sentado com a minha esposa em um restaurante francês, até que chega um dos garçons, um cara bonitão, segurando dois pratos de sopa. Ele me pergunta, em francês, se eu era o ‘Monsieur Golan’. Eu disse que sim. Foi aí que ele deu um chute acima da minha cabeça. A sopa nem se moveu”, comentou o produtor.

Van Damme confirmou a história, dizendo que “é verdade, eu realmente chutei acima da cabeça dele”.

A demonstração de habilidade física deixou Golan tão impressionado, que o executivo convidou Van Damme para uma reunião.

Disse para ele comparecer ao meu escritório no dia seguinte para falarmos de negócio”, conta Golan.

Jean-Claude Van Damme também lembra do momento com nostalgia. “No escritório, eu tirei a camisa, mostrei meus músculos, mostrei que conseguia fazer as aberturas e tudo mais”.

Golan chegou a reconsiderar a escalação de Van Damme, acreditando que o ator belga só tinha um truque nas mangas: as aberturas.

No entanto, com a renegociação do contrato de Michael Dudikoff, o produtor mudou de ideia e contratou Van Damme na Cannon Films, produtora na qual o ator protagonizou alguns de seus filmes mais conhecidos.

Cheguei a implorar e chorar. Pedi desculpas por ter chorado, e ele me acalmou. Pediu para a assistente trazer o roteiro de O Grande Dragão Branco, e disse que me transformaria em um astro do cinema. E foi isso que aconteceu”, contou Van Damme.

O Último Mercenário, o novo filme de Van Damme, já está disponível na Netflix.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio