Amizade única

Keanu Reeves tinha relação especial com irmão morto de Joaquin Phoenix

River e astro de Matrix eram conhecidos pela amizade e parceria em Hollywood

River, irmão de Joaquin Phoenix, morreu em 1993, com apenas 23 anos. Além de deixar uma carreira promissora, o ator falecido também deixou uma amizade especial com Keanu Reeves.

Os famosos tiveram um conhecido bromance entre o final dos anos 1980 e o início dos anos 1990 em Hollywood. A amizade começou de uma forma diferente, já que River conheceu Keanu Reeves quando ele “beijava” Martha Plimpton, a namorada de Phoenix.

Tudo, claro, era em nome da arte. Os dois eram protagonistas do filme O Tiro Que Não Saiu pela Culatra, que teve ainda um pequeno Joaquin Phoenix.

Com Martha e Joaquin Phoenix no set, River frequentava os bastidores. Logo, os atores formaram um grupo. Em uma entrevista antiga, River contou como teve uma ligação rápida com Keanu Reeves.

“Eu gostei dele. Eu queria trabalhar com ele. Ele é como meu irmão mais velho”, contou o falecido ator. Já Keanu Reeves, para People em 2019, fez uma reflexão: “Conhecer ele foi uma revelação. Como artista e pessoa”.

Amizade trouxe o melhor dos dois

Em 1991, River e Keanu Reeves estrelaram Garotos de Programa, em que a amizade se fortaleceu. Em entrevistas, os famosos declararam com a relação especial inspirava os dois a tentarem ser melhores artistas.

“Eu acho que ele é o melhor. Ele faz perguntas que eu não penso muitas vezes. Ele trabalha de uma forma que, para mim, me mostrou como ter mais sentimento e ser mais imaginativo”, contou o astro de Matrix e John Wick para Smash Hits em 1991.

River Phoenix também revelou depois que ele e Keanu Reeves também fizeram “um pacto de sangue” em Garotos de Programa. No livro Last Night at the Viper Room: River Phoenix and the Hollywood He Left Behind, há a história de que o irmão de Joaquin Phoenix andou mais de mil quilômetros de moto para levar o roteiro até o melhor amigo, para que ele aceitasse o filme.

Antes do longa, os dois também tinham trabalhado juntos em Amar-Te-Ei Até Te Matar.

Infâncias complicadas e vida longe do status de celebridade

O laço dos famosos se fortaleceu também por semelhanças. Joaquin e River Phoenix tiveram uma infância difícil, bem como Keanu Reeves.

Os irmãos moraram com os pais em um culto religioso, o Children of God, por anos. Enquanto isso, o ator de Matrix foi abandonado pelo pai quando tinha três anos. Novamente, Garotos de Programa mostrou essas similaridades entre os dois.

“Ao nos aprofundarmos nisso, nós descobrimos muito da nossa relação com esse filme. Quando filmamos a última cena, nós tínhamos o suficiente para ir mais longe nos sentimentos do que o roteiro nos dava. Havia um amor profundo. É uma irmandade. Protegemos um ao outro”, declarou River Phoenix para Interview.

Desde os anos 1990, Keanu Reeves mostrava ser um ator humilde e gentil com todos, sempre tendo momentos “gente como a gente”.

Isso também o conectou com River Phoenix, que tinha a mesma atitude de não querer viver como uma celebridade. A Empire descrevia que os dois eram vistos com frequência nas ruas de Los Angeles com jeans rasgados e repetindo as mesmas roupas sempre.

Planos parecidos

Garotos de Programa também mostrou que os dois tinham a mesma atitude anti-Hollywood. Na época do filme, em 1991, críticos afirmaram que Keanu Reeves e River Phoenix davam um passo arriscado com o filme, que trazia um romance gay como centro da história. Na época, o preconceito na indústria era escancarado.

Em uma entrevista, River Phoenix deixou claro que não se preocupava com o que Hollywood pensaria ou qual caminho deveria seguir por conta da indústria.

“Eu não decido meus projetos a partir de alguma grande estratégia de Hollywood ou como os estúdios e os críticos vão me ver”, declarou o irmão de Joaquin Phoenix.

Além disso, os dois tinham o mesmo pensamento de usar a fama para fazer o bem. Após a morte de River, Keanu Reeves continuou a fazer isso, como vários relatos contam. O ator, por exemplo, deu presentes e um valor extra para equipes de Matrix por conta do trabalho pesado.

Música era uma fascinação

Keanu Reeves e River Phoenix também eram fascinados pela música. Os dois chegaram a ter as próprias bandas e adoravam tocar juntos nos bastidores em Hollywood.

Novamente em Garotos de Programa, os atores ficaram na casa do diretor Gus Van Sant. Relatos são de que eles recebiam artistas como Flea, do Red Hot Chili Peppers, e tinham sessões que chegavam a durar até três horas.

Infelizmente, a relação especial dos artistas foi rápida e terminou de forma trágica. River Phoenix morreu em 1993 por conta de uma overdose de drogas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.