Passado de nova atriz da Marvel é desenterrado e ela é cancelada

Awkwafina, de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, é acusada de apropriação cultural

Publicado em 19/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um dos filmes mais aguardados da Fase 4 do MCU é Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. O longa celebrou recentemente o lançamento de seu primeiro trailer oficial, que também revelou o visual da personagem de Awkwafina. A atriz e rapper interpreta Katy, uma das melhores amigas do protagonista, e vem sendo criticada na internet por uma suposta apropriação cultural.

Awkwafina é conhecida principalmente pelos filmes 8 Mulheres e um Segredo e Podres de Ricos, além da série semi biográfica Awkwafina Is Nora from Queens, mas começou sua carreira na indústria do entretenimento como rapper, chegando a viralizar alguns vídeos nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Do início de sua carreira ao ápice da fama, Awkwafina adotou uma maneira bastante característica de falar, com um sotaque normalmente associado à população afro-americana. Após “mudar de voz” com o aumento de sua popularidade, a atriz passou a ser acusada de apropriação cultural.

O site TheThings falou tudo sobre o assunto; confira abaixo e tire suas próprias conclusões.

A polêmica da estrela de Shang-Chi

A atriz e comediante Awkwafina vem sendo criticada na internet por seu “sotaque” em papéis mais antigos. A polêmica acontece em meio ao lançamento de dois de seus projetos mais recentes: a 2ª temporada da série Nora From Queens e o trailer de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

Usuários do Twitter detonaram a atriz da Marvel após uma fala recente de Awkwafina sobre sua resistência em utilizar sotaques que correspondem ao estereótipo asiático em suas performances.

“Eu já desisti de audições quando o diretor simplesmente mudou de ideia e me pediu para falar com sotaque. Eu me recuso a fingir sotaques. A maioria dos meus personagens são reais, e o fato delas serem asiáticas não costuma fazer parte de suas narrativas”, comentou a atriz em uma entrevista à Vice.

“Não acho legal alguém escrever a experiência asiática para um personagem asiático. Acho isso irritante. Nunca participo de testes quando sinto que estou praticando um estereótipo negativo sobre o nosso povo”, concluiu a atriz.

Como resposta, a atriz foi bastante criticada por se apropriar do AAVE – African American Vernacular English –, um padrão de fala associado principalmente à população afro-americana de áreas urbanas.

“Eu trato a Awkwafina como trato a Miley Cyrus. Estou feliz por você ter se encontrado, mas ainda lembro do seu ‘blaccent’ e de como você o descartou quando não te servia mais”, comentou um usuário do Twitter.

“Blaccent” (sotaque negro em tradução ao pé da letra) também é associado ao padrão de fala da população urbana negra dos Estados Unidos.

No passado, vários veículos de mídia fizeram uma correlação entre o “blaccent” de Awkwafina à sua adolescência no bairro de Queens, em Nova York. Mesmo assim, a atriz ainda foi criticada por sua falta de autenticidade.

“A dependência dela nos estereótipos da população negra é bastante irônica, especialmente pelo fato dela entender o quão problemáticos podem se tornar esses aspectos para uma comunidade de minorias”, explicou o site Fenestella.

Até o momento, Awkwafina não se pronunciou sobre as acusações. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreia em 2 de setembro.

Clique aqui para assinar o Disney+ e assistir aos filmes da Marvel.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio