Transformação

Como Denzel Washington está hoje e o que astro anda fazendo

Tudo sobre a premiada carreira do ator no cinema e na TV

Denzel Washington, atualmente com 66 anos, é um dos atores mais icônicos da história de Hollywood. Com performances excelentes em filmes dos mais variados gêneros, o astro também fez história ao interpretar personagens inesquecíveis e figuras da vida real. Em seus mais de 40 anos de carreira, Denzel recebeu alguns dos prêmios mais importantes da indústria do entretenimento, e em 2020, foi chamado pelo The New York Times de “o melhor ator do século 21”.

Em 28 de dezembro de 1954, na cidade de Mount Vernon, em Nova York, nascia Denzel Hayes Washington Jr.. O ator é o filho do meio de uma família de três irmãos, vinda de uma mãe cabeleireira e um pai pastor evangélico.

Antes de iniciar sua carreira no cinema e na TV, Washington estudou jornalismo na Fordham University, mas no meio do curso, se interessou pelo teatro e começou a atuar em peças dos colegas. Pouco tempo depois, o ator se mudou para São Francisco para se dedicar integralmente à sua formação em artes cênicas.

O ator não demorou para conseguir seus primeiros papéis, e com o tempo, conquistou audiências do mundo todo. Veja abaixo uma retrospectiva da carreira do ator e confira seus próximos projetos no cinema.

Os primeiros papéis de Denzel Washington

Denzel Washington fez sua estreia nos cinemas com o filme A Cara do Pai, lançado em 1981. O ator já se destacava no teatro desde 1975, mas o filme de George Segal representou sua primeira performance nas telonas.

Nos anos 80, Denzel atuou no cinema e na TV, destacando-se no papel do Dr. Philip Chandler no drama médico St. Elsewhere. O ator interpretou o personagem por seis anos, durante toda a trama da série.

Em 1989, Denzel Washington completou sua transição de ator de TV para astro de cinema. Por sua poderosa performance como Tripp no longa histórico Tempos de Glória, Denzel ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Denzel Washington nos anos 90 e 2000

Durante os anos 90 e 2000, Denzel Washington contou com alguns dos papéis mais famosos de sua carreira, e se destacou ao interpretar importantes figuras históricas da vida real.

Foi nessa época que o ator ficou famoso no mundo inteiro ao viver alguns dos personagens mais importantes da história afro-americana, como o ativista Malcolm X no filme homônimo (1992), o boxeador Rubin ‘Hurricane’ Carter em Hurricane (1999), o técnico de futebol Herman Boone em Duelo de Titãs (2000), o poeta e educador Melvin B. Tolson em O Grande Desafio (2007) e o criminoso Frank Lucas em Gângster Americano (2007).

Por sua performance em Malcolm X e Hurricane, Denzel também foi indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Denzel Washington nos filmes de ação

Na mesma época em que interpretava importantes figuras históricas no cinema, Denzel Washington também ficou bastante famoso por performances em thrillers e filmes de ação.

Em 2002, o ator interpretou o detetive Alonzo Harris no excelente filme Dia de Treinamento. O longa rendeu ao astro seu primeiro (e único) Oscar de Melhor Ator.

Entre as performances de Denzel Washington em filmes de ação, aventura, suspense e drama nos anos 90 e 2000, destacam-se os filmes O Dossiê Pelicano (1993), Philadelphia (1993), Maré Vermelha (1995), Um Anjo em Minha Vida (1997), Coragem Sob Fogo (1998), Por um Triz (2003), Chamas da Vingança (2004), O Plano Perfeito (2006) e O Sequestro do Metrô 1 2 3 (2009).

Mais sucessos de Denzel Washington

Em 2010, Denzel Washington protagonizou o drama pós-apocalíptico O Livro de Eli. No mesmo ano, o ator interpretou um engenheiro de estradas de ferro no filme de ação Incontrolável. O longa foi a quinta colaboração do astro com o diretor Tony Scott.

Já em 2012, Washington estrelou o filme O Voo. No papel de um piloto de avião, Denzel foi indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Nos próximos anos, o astro contou com papéis importantes em diversos filmes bem sucedidos, como Protegendo o Inimigo (2012), Dose Dupla (2013) e O Protetor (2014).

O ator foi bastante elogiado por sua performance no filme de Antoine Fuqua, e reprisou sua atuação na continuação do longa, lançado em 2018.

Os projetos mais recentes de Denzel

Em 2016, Denzel Washington recebeu o Prémio Cecil B. DeMille no Globo de Ouro, um dos reconhecimentos mais importantes da indústria do entretenimento.

No mesmo ano, Denzel interpretou Troy Maxson no filme Um Limite Entre Nós, baseado na famosa peça de teatro de August Wilson, além de produzir e dirigir o projeto.

Em Um Limite Entre Nós, o ator contracenou com Viola Davis e foi indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Já em 2017, Denzel produziu e protagonizou o drama jurídico Roman J. Israel, sobre um advogado idealista que passa por uma crise pessoal e profissional.

Denzel também reprisou sua performance como o veterano Robert McCall em O Protetor 2, de Antoine Fuqua, em 2018.

O ator retornou aos cinemas (ou ao streaming, nesse caso), com o filme A Voz Suprema do Blues, mas apenas como produtor. O longa é protagonizado por Viola Davis e Chadwick Boseman, e está disponível na Netflix.

A performance mais recente de Denzel Washington nos cinemas foi em Os Pequenos Vestígios, uma história de mistério que conta também com Jared Leto e Rami Malek no elenco.

O que Denzel Washington planeja para o futuro?

Denzel Washington tem dois projetos confirmados para o futuro, e um deles deve chegar aos cinemas ainda em 2021.

Trata-se de A Tragédia de Macbeth, a mais nova adaptação de uma das peças mais famosas de William Shakespeare, comandada por Joel Coen – em seu primeiro projeto sem o envolvimento do irmão Ethan.

Além de interpretar o protagonista, Denzel serve como produtor-executivo do longa – que tem também Frances McDormand como a Lady Macbeth.

O outro projeto de Denzel é A Journal for Jordan, um drama romântico protagonizado por Michael B. Jordan, Washington é o diretor.

Diversos filmes de Denzel Washington estão disponíveis – e fazendo muito sucesso – na Netflix. Basta buscar pelo nome do astro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.