Inesquecível

O que aconteceu com James Michael Tyler, o Gunther, após Friends

Ator da sitcom faleceu aos 59 anos após batalha contra o câncer

Recentemente, fãs de Friends foram surpreendidos por uma notícia trágica. James Michael Tyler, o intérprete de Gunther, morreu aos 59 anos após uma longa batalha contra o câncer de próstata. A confirmação do falecimento deixou muita gente entristecida, e fez fãs do ator relembrarem sua performance em Friends e outros projetos de sua carreira.

“O mundo o conhecia como Gunther, o sétimo ‘Friend’, mas os entes queridos conheciam Michael como um ator, músico, ativista pela conscientização do câncer, e marido amado. Michael amava a música ao vivo, torcer pelo time Clemson Tigers e aventuras divertidas e inesperadas”, afirmou o pronunciamento oficial da família do ator.

James Michael Tyler nasceu em 28 de maio de 1962, no estado americano do Mississippi. O ator era o caçula de seis irmãos, e deixou para trás a esposa Jennifer Carno, além de muitos amigos e familiares.

O site TheList fez uma pequena retrospectiva da carreira do ator, desde sua icônica performance em Friends aos últimos trabalhos; veja abaixo.

James Michael Tyler antes e depois de Friends

Em 1988, James Michael Tyler se mudou para Los Angeles com apenas 200 dólares no bolso. O ator garantiu o papel de Gunther em Friends após provar sua experiência como barista – já que tinha trabalhado em diversas cafeterias antes de perseguir a carreira artística.

Segundo o site Screen Rant, Tyler era o único integrante do elenco de Friends que sabia usar a máquina de espresso do Central Perk.

Muitos fãs não sabem, mas o icônico cabelo branco de Gunther foi resultado de um acidente. Os produtores de Friends gostaram tanto do visual, que o ator teve que pintar as madeixas durante todas as temporadas da série.

Embora não tenha nenhuma fala na primeira temporada de Friends, Gunther se tornou rapidamente um dos personagens recorrentes mais populares da série. Ao todo, James Michael Tyler atuou em 148 dos 236 episódios da sitcom.

Friends não é a única série famosa na filmografia do ator. James Michael Tyler conta também com participações em Episodes, Scrubs, Just Shoot Me e Sabrina: A Aprendiz de Feiticeira.

O ator se casou com Barbara Chadsey em 1995, mas divorciou-se em 2003 por “diferenças irreconciliáveis”. Em 2017, Tyler desposou Jennifer Carno, e permaneceu ao lado da esposa até o falecimento.

Tyler também era um músico talentoso, e sabia tocar clarinete, saxofone e piano. O artista, inclusive, tinha um estúdio de gravação em sua própria casa.

“Sempre quis produzir a trilha sonora de um filme ou série. É algo que eu adoraria fazer. Quando trabalho com música, perco completamente a noção do tempo”, afirmou o ator em uma entrevista recente.

James Michael Tyler foi diagnosticado com câncer de próstata aos 56 anos. O ator estava em recuperação, mas o câncer eventualmente sofreu uma mutação e se espalhou.

Em uma entrevista ao site Today, o ator revelou que não participou da reunião de Friends, produzida pelo HBO Max, devido ao avanço da doença.

“Foi algo agridoce, mas fiquei muito feliz por ter sido convidado. A decisão de não aparecer pessoalmente, e apenas fazer uma pequena participação no Zoom, foi minha. Eu não queria entristecer o pessoal, sabe? Não queria aparecer e todo mundo ficar tipo ‘Oh, o Gunther está com câncer”’, comentou o ator.

O especial da HBO Max marcou também a última aparição de James Michael Tyler na TV. Todas as temporadas de Friends estão disponíveis no streaming.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.