Chocante acidente

O que pode acontecer com Alec Baldwin após morte da diretora de Rust

Disparo acidental no set matou Halyna Hutchins

Especialistas jurídicos disseram ao Insider que é improvável que Alec Baldwin enfrente acusações criminais depois do disparo acidental no set de Rust que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o cineasta Joel Souza.

Arthur L. Aidala, gerente de uma empresa de defesa criminal de Nova York, disse não acreditar que Baldwin enfrentará acusações se o ator não sabia que a arma continha munição real.

“Embora saibamos com certeza quem possuía a arma, quem a disparou e quem causou a morte de um ser humano, isso se enquadraria no estatuto de homicídio desculpável”, disse Aidala.

Isso porque a lei do Novo México tem uma estipulação chamada “homicídio desculpável”, o que significa que não é crime matar alguém “por acidente ou infortúnio”.

Neama Rahmani, presidente de uma firma de advogados, disse que o fato de que a arma estava carregada com munição real abre a possibilidade de acusações de homicídio culposo.

Mas ele acrescentou que os promotores teriam que provar que Alec Baldwin ou o mestre de adereços sabiam que a arma estava carregada com uma bala real.

Ator não deve enfrentar acusações

O professor Ralph Cilento concorda que o ator provavelmente não enfrentará acusações. Ele disse que a polícia teria que provar que Baldwin pretendia causar dano a alguém quando disparou a arma e que sua intenção de causar dano levou à morte de alguém.

As acusações criminais ainda são possíveis se os promotores puderem provar que a munição foi colocada na arma por “ignorância intencional” ou “indiferença deliberada”. A simples negligência não resultaria em acusações criminais, mas poderia dar origem a processos civis.

O advogado Imran Ansari disse que há “uma probabilidade muito alta” de que o caso leve a ações judiciais da família da vítima e do diretor ferido.

Esses processos poderiam se concentrar no próprio Alec Baldwin se ele estivesse manuseando a arma de maneira insegura ou negligente, e poderiam focar no mestre de adereços se de alguma forma ele não protegesse a arma ou a mantivesse em estado adequado.

Para mais informações sobre a tragédia envolvendo Alec Baldwin, clique aqui.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.