Polêmica

Passado de atriz de Shang-Chi é desenterrado e ela é cancelada

Awkwafina, nova estrela da Marvel, é acusada de apropriação cultural

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis está no Disney+, consolidando o sucesso no MCU. Uma das estrelas do longa da Marvel é Awkwafina. A atriz e rapper interpreta Katy, uma das melhores amigas do protagonista, e vem sendo criticada na internet por uma suposta apropriação cultural.

Awkwafina é conhecida principalmente pelos filmes 8 Mulheres e um Segredo e Podres de Ricos, além da série semi biográfica Awkwafina Is Nora from Queens, mas começou sua carreira na indústria do entretenimento como rapper, chegando a viralizar alguns vídeos nas redes sociais.

Do início de sua carreira ao ápice da fama, Awkwafina adotou uma maneira bastante característica de falar, com um sotaque normalmente associado à população afro-americana. Após “mudar de voz” com o aumento de sua popularidade, a atriz passou a ser acusada de apropriação cultural.

O site TheThings falou tudo sobre o assunto; confira abaixo e tire suas próprias conclusões.

A polêmica da estrela de Shang-Chi

A atriz e comediante Awkwafina vem sendo criticada na internet por seu “sotaque” em papéis mais antigos. A polêmica acontece em meio ao lançamento de dois de seus projetos mais recentes: a 2ª temporada da série Nora From Queens e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

Usuários do Twitter detonaram a atriz da Marvel após uma fala de Awkwafina sobre sua resistência em utilizar sotaques que correspondem ao estereótipo asiático em suas performances.

“Eu já desisti de audições quando o diretor simplesmente mudou de ideia e me pediu para falar com sotaque. Eu me recuso a fingir sotaques. A maioria dos meus personagens são reais, e o fato delas serem asiáticas não costuma fazer parte de suas narrativas”, comentou a atriz em uma entrevista à Vice.

“Não acho legal alguém escrever a experiência asiática para um personagem asiático. Acho isso irritante. Nunca participo de testes quando sinto que estou praticando um estereótipo negativo sobre o nosso povo”, concluiu a atriz.

Como resposta, a atriz foi bastante criticada por se apropriar do AAVE – African American Vernacular English –, um padrão de fala associado principalmente à população afro-americana de áreas urbanas.

“Eu trato a Awkwafina como trato a Miley Cyrus. Estou feliz por você ter se encontrado, mas ainda lembro do seu ‘blaccent’ e de como você o descartou quando não te servia mais”, comentou um usuário do Twitter.

“Blaccent” (sotaque negro em tradução ao pé da letra) também é associado ao padrão de fala da população urbana negra dos Estados Unidos.

No passado, vários veículos de mídia fizeram uma correlação entre o “blaccent” de Awkwafina à sua adolescência no bairro de Queens, em Nova York. Mesmo assim, a atriz ainda foi criticada por sua falta de autenticidade.

“A dependência dela nos estereótipos da população negra é bastante irônica, especialmente pelo fato dela entender o quão problemáticos podem se tornar esses aspectos para uma comunidade de minorias”, explicou o site Fenestella.

Awkwafina não se pronunciou sobre as acusações. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, filme popular da Marvel, está no Disney+.

Clique aqui para assinar o Disney+ e assistir aos filmes da Marvel.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.