Superação

Após sucesso em Cúmplices de um Resgate, atriz descobre doença rara

Além da novela infantil na Netflix, Dani Moreno está em projetos da Globo e Record

Sucesso no SBT, Cúmplices de um Resgate também é uma das produções brasileiras mais populares da Netflix. Muitos fãs não sabem, mas uma das atrizes da novela emocionou o Brasil ao revelar o diagnóstico de uma doença rara. Dani Moreno, a intérprete de Safira Meneses, falou sobre a Espondilite Anquilosante e uma entrevista ao site da revista Quem; veja abaixo.

Para quem não se lembra, Safira Meneses era a mãe de Priscila em Cúmplices de um Resgate. A personagem é descrita como “uma mulher de 30 anos, que mora sozinha e não quer se apegar a ninguém”.

Além de Cúmplices de um Resgate, Dani Moreno é conhecida por performances em novelas como Amor e Revolução e Salve Jorge.

Mesmo com o diagnóstico, Dani continua na ativa na TV brasileira. A atriz faz parte do elenco da novela Gênesis, da Record, na qual interpreta Aolibama.

Dani Moreno, de Cúmplices de um Resgate, fala sobre a doença

Em setembro de 2021, Dani Moreno foi diagnosticada com a doença Espondilite Anquilosante e falou sobre o assunto à imprensa e nas redes sociais.

“Tantas pessoas levam anos para descobrir, eu descobri em cinco meses. Ainda dá tempo de impedir que muitas sequelas se instalem”, comentou a atriz.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Espondilite Anquilosante é um tipo de reumatismo que causa inflamações na coluna vertebral e nas articulações sacroilíacas – localizadas na região das nádegas.

“Inflamações e infecções diversas e repetidas; dificuldade em me sentir bem com alguns alimentos, especialmente o glúten; cansaço avassalador sem porquê nem para quê; dores que me travavam o pescoço a ponto de colocar colar cervical aos sete anos. Além disso, causa dor intensa em repouso, também conhecida como dor da morte”, explicou Dani Moreno em suas redes sociais.

Em entrevista ao site Folha Vitória, o ortopedista Lourimar Tolêdo explicou que a doença acontece quando o sistema imunológico começa a atacar suas próprias articulações.

Os primeiros sintomas da doença costumam começar com um quadro de dores nas costas, principalmente na região lombar.

Dani Moreno revelou nas redes sociais que os primeiros sintomas foram percebidos ainda na infância.

Em uma entrevista mais recente com a Quem, publicada em novembro de 2022, a atriz contou que a doença não a impede de trabalhar.

“A doença não me impossibilitou de trabalhar em nenhum dia. Eu apresentei meu monólogo em São Paulo no ápice da crise e consegui fazer a temporada. Trabalho na Sociedade Vegetariana Brasileira e no PopVegan Food, do Rio de Janeiro. Não tenho um dia de folga. Realizo meu trabalho e consigo realizá-lo porque fui diagnosticada cedo”, afirmou Dani.

Embora consiga trabalhar normalmente com a doença, Dani reconhece que a realidade de muitos pacientes não é a mesma.

“ Tem pessoas que recebem o diagnóstico depois de anos com a doença. E isso pode gerar sequelas que não têm volta. Tem gente que perde o emprego por conta de uma doença reumática, mas é importante dizer que está tudo bem”, concluiu a atriz.

Cúmplices de um Resgate, com Dani Moreno, está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.