Mais do que você gosta.

Publicidade

Controvérsia

Após cancelamento por polêmica antiga, atriz de Shang-Chi deixa Twitter

Atriz da Marvel foi acusada de usar linguagem associada a pessoas negras nos EUA

Publicado por Guilherme Coral

07/02/2022 10:29

A comediante Awkwafina, que estrelou Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, falou sobre a polêmica envolvendo o uso de linguagem associada à pessoas negras nos EUA. Ela anunciou que deixará a rede social.

A atriz, cujo pai é sino-americano e a mãe é coreana, recentemente foi criticada pelo uso de linguagem afro-americana (AAVE), que é frequentemente usada por comunidades de pessoas negras nos EUA.

Continua depois da publicidade

Aos 33 anos, ela respondeu essas críticas em uma longa declaração no Twitter, anunciando que não usará mais a rede social.

“Há um contexto sociopolítico para tudo, especialmente o contexto histórico da comunidade afro-americana neste país”, começa o texto da atriz de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. “E na vida, a aculturação linguística, a aculturação de imigrantes e a inevitável passagem da gíria globalizada da internet, tudo isso desempenha um fator na linha tênue entre ofensa e cultura pop”.

“Mas como uma pessoa de cor não-negra, mantenho o fato de que sempre ouvirei e trabalharei incansavelmente para entender a história e o contexto da AAVE, o que for considerado apropriado ou retroceder em direção ao progresso de QUALQUER e TODO grupo marginalizado”.

Ela insistiu que “zombar, menosprezar ou ser indelicada de qualquer maneira possível às custas dos outros: simplesmente. Não. É. Minha. Natureza. Nunca foi, e nunca será”.

Veja o tuite, abaixo.

Awkwafina deixa o Twitter

Awkwafina continuou falando sobre a própria origem dela e como acabou sendo influenciada pela cultura pop.

“Minha origem imigrante me permitiu esculpir uma identidade americana pelos filmes e programas de TV que assisti, nas crianças com quem fui para a escola pública e no meu amor e respeito eterno pelo hip hop”, disse a atriz de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

Em um tuíte adicional, Awkwafina disse que deixa a plataforma por questões de saúde mental. Ela escreveu:

“Bem, verei você em alguns anos, Twitter – seguindo as recomendações do meu terapeuta”.

A atriz de Shang-Chi agradeceu os fãs pelo “apoio e amor” e esclareceu que ainda estará em outras plataformas “que não dizem para você se matar”.

Atualmente, o Twitter de Awkwafina diz na descrição que a atividade na conta dela será monitorada pela equipe dela até 2024.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis está disponível no Disney+. O filme do herói está com uma continuação confirmada.

Clique aqui para assinar o Disney+ e assistir às produções da Marvel.

Publicidade