Mais do que você gosta.

Publicidade

Guerreiro

Ator de La Casa de Papel sobreviveu a guerra na infância

Darko Perić, o Helsinki da Netflix, cresceu durante os conflitos da Iugoslávia

Publicado por Alexandre Guglielmelli

30/07/2021 20:15

Em La Casa de Papel, o ator sérvio Darko Perić interpreta Helsinki, um dos integrantes mais valiosos da equipe do Professor. Muitos fãs não sabem, mas o astro é um sobrevivente de uma das guerras mais violentas do leste europeu – e falou sobre o assunto em um vídeo especial produzido pela Netflix.

Na trama de La Casa de Papel, Helsinki recebe a tarefa de vigiar os reféns durante os primeiros assaltos do time do Professor.

Continua depois da publicidade

O personagem, assim como seu intérprete, nasceu na Sérvia. A trama da produção deixa claro que Helsinki serviu como soldado durante as Guerras da Iugoslávia, junto com seu irmão Oslo.

Veja abaixo o vídeo da Netflix sobre Darko Perić, os conflitos do leste europeu e a estreia dos novos episódios.

Darko Perić em La Casa de Papel – Infância difícil

No último dia 29, a Netflix lançou um vídeo sobre Darko Perić em sua página Netflix Geeked, no Twitter.

O vídeo mostra algumas cenas do ator em La Casa de Papel, além de revelar um rápido olhar sobre os conflitos na Sérvia e palavras do astro sobre sua infância e carreira artística.

“Eu já vivi várias vidas diferentes”, afirma o ator sérvio no início do vídeo.

Darko Perić nasceu na Sérvia em março de 1977, em meio a um dos conflitos mais sangrentos da história da nação – que na época, ainda nem existia com esse nome.

“Eu cresci em um ambiente muito violento. Na Sérvia, houve uma Guerra. Você meio que perde o medo. Prefiro continuar assim”, comenta o ator.

Nos anos 70, a Sérvia ainda fazia parte da República Socialista da Iugoslávia. Embora a nação tenha adotado o modelo comunista, a Iugoslávia nunca chegou a fazer parte da União Soviética.

Na época do nascimento de Darko Perić a nação era formada pelos países atuais de Bósnia-Herzegovina, Croácia, Macedônia, Montenegro, Sérvia, Eslovênia e Kosovo.

Após uma grande crise político-econômica nos anos 80, que veio junto com uma onda crescente de nacionalismo, a Iugoslávia se dividiu em 5 países, o que levou às sangrentas Guerras da Iugoslávia.

De 1993 a 2017, um Tribunal Criminal Internacional julgou políticas e líder militares por crimes de guerra cometidos durante os conflitos – incluindo o genocídio bósnio.

Com a divisão das repúblicas da Iugoslávia, Sérvia-Montenegro formaram um país único. O novo estado também foi separado em 2006, com a criação dos países Sérvia e Montenegro.

Finalmente, Kosovo proclamou sua independência à Sérvia em 2008.

No vídeo da Netflix, Darko Perić também afirma que não tem medo de nada, antes de aparecer dançando no final do registro.

Confira abaixo a homenagem. A temporada final de La Casa de Papel estreia na Netflix em setembro.

Publicidade