Celebridades

Filha de Bruce Willis escreve ensaio devastador sobre demência do pai

Astro foi diagnosticado com afasia

A filha de Bruce Willis, Tallulah Willis, falou sobre o diagnóstico de demência de seu pai em um novo e comovente ensaio.

No texto da jovem de 29 anos, publicado na Vogue (via EW), ela refletiu sobre como lidar com as dificuldades de saúde do pai, bem como com as suas.

“Eu sabia que algo estava errado há muito tempo”, escreveu Tallulah. “Começou com uma espécie de vaga falta de resposta, que a família atribuiu à perda auditiva por causa de Hollywood: ‘Fale mais alto! Duro de Matar mexeu com os ouvidos do papai’. Mais tarde, essa falta de resposta se ampliou, e eu às vezes levei isso para o lado pessoal. Ele tinha tido dois bebês com minha madrasta, Emma Heming Willis, e eu pensei que ele tinha perdido o interesse em mim. Embora isso não pudesse estar mais longe da verdade, meu cérebro adolescente se torturou com uma matemática defeituosa: não sou bonita o suficiente para minha mãe, não sou interessante o suficiente para meu pai.”

Ela então detalhou sua história com anorexia, seu diagnóstico posterior com Transtorno de Personalidade Borderline e sua jornada de sobriedade, que começou quando ela tinha 20 anos.

Tallulah – cuja mãe é a atriz Demi Moore, ex-mulher de Bruce – descreveu como sua própria experiência informou como ela processou a condição de seu pai.

Ela teve uma percepção particularmente perturbadora ao participar de um casamento em 2021, meses antes da família de Bruce vir a público com seu diagnóstico de afasia (e aposentadoria de Hollywood) em março de 2022.

“O pai da noiva fez um discurso emocionado. De repente percebi que nunca teria aquele momento, meu pai falando de mim na vida adulta no meu casamento. Foi devastador”, escreveu. “Saí da mesa de jantar, saí e chorei.”

Tallulah disse que agora se sente empoderada enquanto ajuda a cuidar de seu pai de 68 anos.

“Toda vez que vou à casa do meu pai, tiro toneladas de fotos – de tudo o que vejo, o estado das coisas”, escreveu. “Sou como uma arqueóloga, procurando tesouros em coisas que nunca prestei muita atenção. Eu tenho todas as mensagens de voz dele salvas em um disco rígido. Acho que estou tentando documentar, construir um registro para o dia em que ele não estiver lá para me lembrar dele e de nós.”

Bruce Willis foi diagnosticado com demência

No ano passado, Bruce Willis foi diagnosticado com afasia, doença que afeta a capacidade da pessoa de se expressar e entender a linguagem escrita e falada. A doença evoluiu e agora o ator teve um novo diagnóstico: demência frontotemporal.

A revelação foi feita por Demi Moore, ex-esposa de Bruce Willis, no Instagram. “Embora isto seja doloroso, é um alívio ter finalmente um diagnóstico claro”, escreveu ela, em carta aberta, agradecendo o apoio dos fãs.

“Como família, queríamos aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos pela demonstração de amor e compaixão por Bruce nos últimos dez meses. Sua generosidade de espírito tem sido impressionante, e estamos imensamente gratos por isso. Por sua gentileza e porque sabemos que você ama Bruce tanto quanto nós, gostaríamos de atualizá-lo”.

“Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como FTD). Infelizmente, os problemas de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro”.

Moore também explicou a doença que aflige Bruce Willis:

“FTD é uma doença cruel da qual muitos de nós nunca ouvimos falar e pode atingir qualquer pessoa. Para pessoas com menos de 60 anos, a FTD é a forma mais comum de demência e, como o diagnóstico pode levar anos, a FTD provavelmente é muito mais prevalente do que sabemos. Hoje não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que possa mudar nos próximos anos”.

A estrela termina a carta dizendo:

“Bruce sempre encontrou alegria na vida – e ajudou todos que ele conhece a fazer o mesmo. Significa o mundo ver esse sentimento de cuidado ecoado de volta para ele e para todos nós. Ficamos muito comovidos com o amor que todos vocês compartilharam por nosso querido marido, pai e amigo durante este período difícil. Sua compaixão, compreensão e respeito contínuos vão nos permitir ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível”.

Confira o post de Demi Moore:

https://www.instagram.com/p/Cou_eUSOCaw/

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.