Leonardo DiCaprio foi um dos atores considerados para interpretar Lex Luthor em Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, revelou o diretor Zack Snyder.
O Universo Estendido DC de Snyder, que teve um sucesso moderado, está passando por mudanças significativas agora que os co-presidentes James Gunn e Peter Safran assumiram o comando dos estúdios DC. Eles estão embarcando em uma reinicialização completa da franquia de quadrinhos, começando com Superman de 2025, estrelado por David Corenswet como o herói icônico.
Snyder liderou a tentativa anterior de trazer os heróis da DC para as telas grandes, começando com O Homem de Aço (Man of Steel) em 2013, seguido por Batman Vs Superman em 2015, no qual Batman (Ben Affleck) enfrenta Superman (Henry Cavill) enquanto Lex Luthor (Jesse Eisenberg) manipula as sombras e experimenta tecnologia kryptoniana.
O filme recebeu críticas desfavoráveis, com uma classificação de 29% no Rotten Tomatoes, e muitos criticaram o desempenho de Eisenberg como o antagonista do Superman. A NME descreveu a interpretação do ator como “estranha e nervosa”, considerando-a “mal concebida e mal executada”.
Leonardo DiCaprio poderia ter trazido uma abordagem completamente diferente ao papel de Lex Luthor se tivesse concordado em estrelar o filme. Snyder compartilhou durante uma entrevista para o podcast “Happy Sad Confused”, que estava em negociações com o ator para interpretar o vilão.
“Eu conversei com o Leonardo DiCaprio sobre isso. Eu acho que o DiCaprio, ele teve muitas ótimas ideias, na verdade, apenas na reunião. Acho que no final ele ficou tipo ‘eu não sei'”, lembrou Snyder. “Mas ele era muito inteligente sobre o material e muito perspicaz sobre o personagem.”
Ideia em Liga da Justiça
O diretor também observou que o ator lhe deu uma ideia para uma cena que ele mais tarde usou para Liga da Justiça em 2017.
“Acho que foi ele quem me mencionou essa ideia sobre o Superman lutando contra a Liga da Justiça em algum momento, e eu fiquei tipo ‘Isso parece legal'”, acrescentou.
A perspectiva de DiCaprio interpretando um vilão de quadrinhos certamente é tentadora, porém teria ido contra sua própria regra de “sem filmes de super-heróis”.
Em uma entrevista à Vogue britânica em 2022, o talentoso Timothée Chalamet explicou que DiCaprio lhe deu alguns conselhos cruciais para seguir: “Sem drogas pesadas e sem filmes de super-heróis”.
Essa diretriz aparentemente desempenhou um papel significativo no sucesso de DiCaprio, já que ele optou principalmente por papéis em filmes mais sérios, recebendo elogios por suas performances.
Ao longo de sua carreira, DiCaprio foi indicado a seis Oscars por seu trabalho em filmes como Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (What’s Eating Gilbert Grape), O Aviador (The Aviator), Diamante de Sangue (Blood Diamond), O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) e Era uma Vez em… Hollywood (Once Upon a Time in Hollywood). Ele finalmente ganhou o Oscar de melhor ator em 2017, reconhecimento de sua excepcional atuação em O Regresso (The Revenant).
Claramente, DiCaprio não precisa necessariamente estrelar um filme de super-herói, mas é provável que ele fizesse um trabalho impressionante se mudasse de ideia.
Embora tenha recusado o papel de vilão da DC, a estrela de A Origem (Inception) certamente teria trazido uma abordagem única ao personagem. No entanto, o papel acabará sendo interpretado por Nicholas Hoult, conhecido por seu trabalho em Mad Max, na reinicialização de Superman de 2025, sob a direção de Gunn.