O lendário ator Michael Caine, conhecido pela trilogia do Batman de Christopher Nolan, O Americano Tranquilo, Jogo Mortal, dentre muitos outros, considera-se praticamente aposentado.
Michael Caine causou agitação em 2021 quando afirmou que seu papel na comédia Best Sellers, da diretora Lina Roessler, poderia ser o último de sua carreira.
Representantes do ator foram rápidos em esclarecer que o anúncio de Caine foi prematuro e que ele já estava considerando estrelar em dois novos filmes na época.
Dois anos se passaram e Caine está mais ou menos aposentado agora.
“Agora estou com 90 anos, e não consigo andar direito e tudo mais”, disse ele ao The Telegraph em um novo perfil. “De certa forma, estou aposentado agora”.
Último filme de Michael Caine?
Se Caine realmente está aposentado, então seu último filme será The Great Escaper.
O filme, também estrelado por Glenda Jackson, é baseado na história real de Bernard “Bernie” Jordan, um veterano da Marinha Real que desapareceu de sua casa para idosos aos 89 anos para viajar para a França e participar do 70º aniversário do Dia D.
“Fiquei tão feliz em fazer isso”, disse Caine. “Eu simplesmente amei o personagem Bernie. Eu achei ele incrível, e é tão lindamente escrito. Com a Covid e tudo mais, eu não tinha feito um filme por três anos, e achei que tinha terminado. E de repente fiz isso — e me diverti tanto.”
Assumir um papel em sua idade provou ser difícil para Caine, que explicou: “Eles me deram uma bengala muito boa, e eu pude fazer cenas que precisavam disso. Eu apenas as fazia uma vez e depois caía. Mas apenas uma tomada, e é isso. Esqueça”.
“Tomamos cuidado para garantir que Michael não estivesse trabalhando muito”, esclareceu o diretor de Caine, Oliver Parker, “e tivemos que ajustar sua movimentação ao ritmo que ele conseguia. Mas para ele ter voltado à atuação depois de não fazer um filme por um tempo, e da maneira como fez, foi algo significativo.”
“Raramente o vi interpretar um personagem com tamanha fragilidade”, acrescentou Parker. “Ele sempre foi Michael Caine — despreocupado, confiante e tranquilo. Aqui ele está interpretando um homem que está lutando para manter o controle. E para que a plateia invista nisso, ele realmente tem que compartilhar suas vulnerabilidades, e fiquei realmente emocionado com a habilidade de Michael em fazer isso.”
Perguntado sobre como é ter 90 anos, Caine disse: “A pior coisa é que muitas coisas desaparecem da sua vida. Você não pode correr por aí, não pode jogar futebol, e gradualmente percebe que está se aproximando da morte.”
The Great Escaper será lançado nos cinemas do Reino Unido em 6 de outubro.