Luto

Michael Gambon, o Dumbledore de Harry Potter, morre aos 82 anos

Astro teve mais de 150 créditos em seu currículo

Dumbledore em Harry Potter
Dumbledore em Harry Potter

Michael Gambon, o ator irlandês-inglês mais conhecido por seu papel como Albus Dumbledore, em seis dos filmes de Harry Potter, faleceu, conforme confirmado pela Variety. Ele tinha 82 anos.

“Estamos devastados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon”, disse sua família em comunicado. “Amado marido e pai, Michael faleceu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao seu lado, após um episódio de pneumonia.”

Gambon foi muito prolífico, com mais de 150 créditos na TV ou cinema em uma época em que a metade desse número seria impressionante e incomum – e isso para um homem cujo trabalho no palco também foi prodigioso.

Michael Gambon como Dumbledore

Carreira ilustre de Michael Gambon

Ele interpretou dois reis da Inglaterra: o Rei Eduardo VII em O Príncipe Perdido (2003) e seu filho, Rei George V, em O Discurso do Rei (2010); Winston Churchill em seus últimos anos no telefilme Churchill’s Secret de 2015, da ITV/PBS, o Presidente dos EUA, Lyndon Johnson, no telefilme Caminho para a Guerra de 2002 dirigido por John Frankenheimer, pelo qual foi indicado ao Emmy.

Gambon também podia interpretar a alta sociedade, como em Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman.

E ele interpretou um excelente vilão no filme O Informante, de Michael Mann, no qual o ator retratou o chefe de uma companhia de tabaco.

Gambon assumiu o papel de Albus Dumbledore após a morte de Richard Harris, que interpretou o papel nos dois primeiros filmes.

Gambon fez sua estreia no cinema em Otelo, estrelando Laurence Olivier, em 1965.

Em 1970, Gambon foi convidado pelo produtor de James Bond, Albert “Cubby” Broccoli, para fazer o teste para o papel de 007 para substituir George Lazenby.

Ele também apareceu em Doctor Who, no especial de Natal de 2010, A Christmas Carol.

Além do filho Fergus, Michael Gambon é sobrevivido por Hart e pelos dois jovens filhos dela, Michael, nascido em 2007, e William em 2009.

Sair da versão mobile