Steven Spielberg quer tirar Gene Wilder, o Willy Wonka original de A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971), da aposentadoria para o seu novo filme, a adaptação do best-seller Jogador Nº 1 (Ready Player One).

Segundo o site AICN, o cineasta pretende se encontrar ou já está se encontrando com o ator para lhe oferecer o papel de James Halliday. Gene Wilder não atua desde 2003, quando participou de um episódio da série Will & Grace.

Situada no ano de 2044, a ficção científica distópica acompanha Wade Watts que, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Gene Wilder viveria o criador da plataforma.


No game, seus usuários devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico, baseado na cultura do final do século XX, para conquistar um prêmio de valor inestimável. Para vencê-lo, porém, Watts terá de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de que sempre tentou fugir.

Ernest Cline, autor do romance, também ficará responsável pelo roteiro de sua versão cinematográfica.

A Warner Bros. lançará Ready Player One nos EUA em 15 de dezembro de 2017.

O filme marcará a volta de Steven Spielberg a Warner depois de ter dirigido para o estúdio A Cor Púrpura (1985), Império do Sol (1987), A.I.: Inteligência Artificial (2001), e produzido Gremlins (1984) e Goonies (1985).