Filmes

Justiça russa condena cineasta ucraniano por terrorismo

O cineasta ucraniano Oleg Sentsov foi condenado pela justiça russa nesta terça-feira (25) a uma pena de 20 anos de prisão pela acusação de terrorismo. Segundo o governo russo, Sentsov coordenou um ataque de um grupo anti-russo ligado a um movimento de extrema-direita na região da Criméia, recentemente anexada por Moscou.

Oleg Sentsov participou das manifestações de protesto entre 2013 e 2014 que derrubaram o então presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich. Sentov foi preso em maio de 2014 em sua casa na Criméia e sempre negou as acusações da promotoria. Em contrapartida, acusou agentes russos de torturá-lo na prisão. O mesmo tribunal condenou outro ucraniano, Aleksandr Kolchenko, por acusações semelhantes. Ao ouvirem o veredito, ambos, em uma atitude de franco desafio, cantaram o hino nacional de seu país e, ao final Sentsov gritou “Viva a Ucrânia!”.

Os governos da União Europeia (UE) e dos EUA criticaram a sentença, assim como o atual presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, que durante todo o processo, pediu por várias vezes a libertação do cineasta. Poroshenko enviou uma mensagem ao seu compatriota pelo Twitter: “Oleg, resista. Chegará a hora que aqueles que organizaram esta farsa sentarão no banco dos réus”.

A Academia de Cinema Europeu pediu ao presidente russo, Vladimir Putin, a libertação de Sentsov em uma carta assinada por grandes nomes do cinema mundial tais como o espanhol Pedro Almodóvar (Volver), o britânico Ken Loach (Kes) e o alemão Wim Wenders (Asas do Desejo).

Oleg Sentsov dirigiu um único filme, Gámer (também foi o roteirista e produtor), que conta a história de um adolescente viciado em computadores e jogos online. O filme foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Roterdam (Holanda), em 2011; e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012, – sendo indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro – e recebeu boas críticas em ambos os eventos. Gámer pode ser encontrado e visto no YouTube, mas somente no original, em língua ucraniana, sem legendas (veja aqui https://www.youtube.com/watch?v=mUh-1-GxhR8).

Veja o trailer de Gámer (original em ucraniano com legendas em inglês):

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.