Atenção para spoilers, se você não viu o filme!

Apesar de ser uma ficção científica séria, Perdido em Marte também tem espaço para situações humoradas e referências à cultura pop. Isso porque o novo filme do diretor Ridley Scott (Prometheus, Blade Runner), lançado na última quinta-feira (1º) no Brasil, por exemplo faz menção a um certo herói da Marvel, o Homem de Ferro.

Perto do final do filme, quando a equipe da nave Hermes tenta resgatar o astronauta Mark Watney (Matt Damon) em Marte, as coisas não saem conforme o planejado e Watney começa a girar fora de controle e se afastar do seu resgate.


Ele então pensa rápido e sugere um plano para seus salvadores: fazer buracos nas palmas do seu traje espacial, o que tornará ele “como o Homem de Ferro”, já que isso o possibilitará guiar seu voo até a nave em segurança.

A equipe insiste ser uma ideia terrível, mas aí logo depois vem outro bem humorada referência ao herói da Marvel, quando Watney diz que se for para morrer, pelo menos ele vai morrer “voando como o Homem de Ferro”.

O longa também cita outro ícone da cultura pop logo no seu começo: O Senhor dos Anéis e o seu Conselho de Elrond. Uma das coisas mais legais da cena é o fato de Sean Bean, que interpretou o Boromir na saga épica, estar presente nela.

Diretor diz que sabia da evidência de água em Marte há meses

Baseada no best-seller homônimo, a trama acompanha o astronauta Mark Watney (vivido por Matt Damon), que também é botânico e engenheiro mecânico e trabalha para a NASA fazendo parte de uma missão pioneira, que o torna um dos primeiros homens a pisar em Marte.

Porém, após uma tempestade de poeira se abater sobre o planeta vermelho, sua equipe o deixa para trás, acreditando que ele estava morto. Sozinho e sem nehuma maneira de se comunicar com seus colegas na Terra, Watney tenta usar todas as suas habilidades para tentar voltar para casa.

Especial | 9 coisas que você precisa saber sobre o filme

Jessica Chastain, Kate Mara, Michael Peña, Jeff Daniels, Kristen Wiig, Chiwetel Ejiofor, Mackenzie Davis, Sean Bean, Donald Glover e Naomi Scott completam o elenco de Perdido em Marte.