Acredite se quiser: o Imperador Palpatine, vilão da franquia Star Wars, saiu vitorioso nas eleições parlamentares da Ucrânia e ganhou um cargo no Conselho da Cidade de Odessa.

O Darth Sidious, representado por um homem de 25 anos que se auto-intitula “Palpatine Dmitry”, foi eleito com 54,4% dos votos.

Fotos de sua vitória foram postadas na página do Facebook de Sasha Borovik, candidato à prefeito da cidade ucraniana, que não gostou nenhum pouco da história.


“Isso está além da minha compreensão. Gente, o que há de errado com vocês?”, questionou o indignado candidato.

Dmitry foi apenas um dos vários candidatos com nomes de personagens de Star Wars; entre os outros candidatos estavam Darth Vader, Yoda, Padme Amidala e Chewbacca.

Recentemente, um homem vestido de Chewbacca foi detido durante as eleições na Ucrânia após fazer campanha para Darth Vader (veja aqui). Star Wars exerce uma forte influência na Ucrânia; para se ter uma ideia, uma estátua de Lenin foi derrubada e no seu lugar colocada uma de Darth Vader.

Apesar de todo o sucesso, o novo Star Wars está sendo alvo de uma campanha de boicote nas redes sociais que, através da hashtag #BoycottStarWarsVII (#BoicoteStarWarsVII), o acusa de promover “genocídio branco” ao apresentar um trio de protagonistas não-caucasianos – leia mais.

Dirigido por J.J. Abrams, Star Wars: O Despertar da Força, o sétimo capítulo da saga e início de uma nova trilogia de filmes, estreia no Brasil em 17 de dezembro. A superprodução ocupará toda as salas IMAX do EUA durante seu primeiro mês de lançamento.

Já Star Wars: Episódio 8 terá direção de Rian Johnson e estreia em maio de 2017; candidatas à protagonista feminina já estão sendo procuradas (conheça as primeiras). Abrams descartou seu retorno à franquia, mas diz que aprova seu substituto – leia mais. Colin Trevorrow, de Jurassic World, recentemente foi confirmado na direção do Episódio IX e já começou a se preparar para o filme – veja aqui.

A franquia também ganhará filmes derivados; o primeiro é o longa de assalto Star Wars: Rogue One, com lançamento marcado para 16 de dezembro de 2016. O próximo derivado será um filme sobre as origens de Han Solo – leia mais.

Tudo sobre Star Wars: O Despertar da Força