Em entrevista à Wired, J.J. Abrams explicou que Star Wars: O Despertar da Força será um filme independente à franquia e não tem conexão direta com os filmes anteriores.

“Nós quisemos contar uma trama independente, com começo, meio e fim, mas que ao mesmo tempo, como em ‘Uma Nova Esperança’, deixa implícito a história que a precedeu e também pistas sobre o que vem a seguir”, adiantou o diretor.

“Nós conseguimos usar o que veio antes [do filme] de uma maneira muito orgânica, porque não precisamos recomeçar nada. Não precisamos inventar uma história de fundo que fizesse sentido. Mas os novos personagens – que são o foco de O Despertar da Força – se encontram em novas situações, então, mesmo se você não souber nada sobre Star Wars, não ficará pedido”, acrescentou.


Abrams também descreveu a experiência de trabalhar com Lawrence Kazdan, roteirista de O Retorno de Jedi e O Império Contra-Ataca, como “tomar uma aula estendida sobre cinema”.

“A única exigência que Larry e eu fizemos um ao outro é que o filme teria que ser encantador e que não tratasse de explicar as coisas, de introduzir um número de brinquedos para uma certa companhia, nem tentar agradar ninguém. Só aceitamos fazer coisas que nos deixassem animados”, afirmou.

O cineasta revelou ainda que a Disney estava relutante em divulgar o filme, pois queria preservar o máximo possível os detalhes sobre a trama – leia aqui.

Dirigido por J.J. Abrams, Star Wars: O Despertar da Força, o sétimo capítulo da saga e início de uma nova trilogia de filmes, estreia no Brasil em 17 de dezembro.

Já Star Wars: Episódio 8 terá direção de Rian Johnson e estreia em maio de 2017; candidatas à protagonista feminina já estão sendo procuradas (conheça as primeiras). Abrams descartou seu retorno à franquia, mas diz que aprova seu substituto – leia mais. Colin Trevorrow, de Jurassic World, recentemente foi confirmado na direção do Episódio IX e já começou a se preparar para o filme – veja aqui.

A franquia também ganhará filmes derivados; o primeiro é o longa de assalto Star Wars: Rogue One, com lançamento marcado para 16 de dezembro de 2016. O próximo derivado será um filme sobre as origens de Han Solo – leia mais.

Tudo sobre Star Wars: O Despertar da Força