Filmes

X-Men: Apocalipse | O que está por trás do primeiro trailer; confira análise

Depois de muitos questionamentos sobre as imagens vazadas na internet, que levaram a milhares de discussões, questionamentos e opiniões distintas, foi lançado hoje (11/12) o primeiro trailer oficial do novo filme da franquia X-Men, intitulado Apocalipse.

O trailer de X-Men: Apocalipse surge em um agitado ambiente onde tivemos o lançamento de trailers de filmes muito aguardados pelos amantes da cultura pop cinematográfica como Capitão América 3 e Batman Vs Superman e onde também aguardamos ansiosamente pelas primeiras impressões de Star Trek 3 juntamente com a estreia de Star Wars VII. Nem o maior dos otimistas ousaria pedir mais.

Sobre o trailer do novo X-Men, observamos algo que já era esperado dentro do trabalho que Bryan Singer vem desenvolvendo ao longo dos anos. Toda a tentativa de continuidade dada pelo diretor dentro de sua perspectiva é nula ou manchada pelas falhas de continuidade. A perspectiva de Singer, aliás, é muito mais cinematográfica do que propriamente trabalhada para filmes filme baseado em quadrinhos, como vemos em produções da Marvel ou da DC Comics.

Pelo que vimos no trailer, a abordagem do filme gira em torno de desfazer certa impressão de demasiada simplicidade com relação ao arco dos personagens e sua importância dentro do que se vem fazendo ao longo dessa década com a franquia X-Men nos cinemas. A tentativa é de corrigir o erro, e fica explicita essa situação quando é abordada (em um vislumbre) a participação de Jean Grey, sem o contexto da Fênix ou que leve a ela. O filme passa a impressão de não querer abordar apenas um conflito, mas o que pensam e sentem os personagens ao longo desse caminho.

Ponto negativo é a continuidade de um arco anacrônico e descontextualizado que vemos desde Primeira Classe até Dias de um Futuro Esquecido. Dentro desse contexto, alguns personagens ganham mais importância que outros, ou mais participação ativa, como no caso do próprio antagonista, que dentro da trama ganha muito mais interlocução do que já vimos no passado, pelo menos é essa a impressão inicial.

É enfática a ação contínua nessa prévia de X-Men: Apocalipse, dando ao filme contrastes de desfecho – e não poderíamos imaginar outra coisa. O filme tem estreia marcada para o dia 27 de maio de 2016.

Trailer legendado

Trailer dublado

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.