Filmes

Oscar 2016 | George Clooney sobre falta de diversidade: "Estamos na direção errada"

George Clooney

George Clooney entrou no meio da controvérsia sobre a falta de diversidade no Oscar 2016.

Jada Pinkett Smith já havia mostrado sua revolta pela não indicação do marido Will Smith e o cineasta Spike Lee avisou que vai boicotar a cerimônia pela falta de indicados afro-americanos. Agora chegou a vez de Clooney tocar o dedo na ferida:

“Se você voltar a 10 anos atrás, a Academia estava fazendo um trabalho melhor. Pense em quantos afro-americanos foram indicados. Mas eu não acho que o problema de quem eles estão escolhendo [para as indicações] seja maior do que as opções disponíveis para as minorias no cinema, especialmente em filmes de qualidade”, opinou o ator em entrevista à Variety.

“Acredito que em 2004, tivemos alguns indicados negros – como Don Cheadle, Morgan Freeman”, continuou. “Mas de repente, parece que estamos caminhando para uma direção errada. Este ano, Creed: Nascido Para Lutar poderia ter ganhado indicações, Will Smith poderia ter recebido uma indicação por Um Homem Entre Gigantes, Idris Elba poderia ter sido indicado por Beasts of No Nation, e Straight Outta Compton poderia ter sido indicado a melhor filme. E ano passado, achei ridículo não terem indicado a diretora de Selma, Ava DuVernay. A propósito, nós estamos falando sobre afro-americanos. Para hispânicos, é ainda pior. Nós precisamos ser melhores que isso. Nós costumávamos ser melhores que isso”, desabafou.

George Clooney comentou ainda sobre outro problema que assola Hollywood, a grande diferença de salários entre homens e mulheres.

“Eu acho incrível ter existido uma indústria no anos 1930 em que a maioria dos protagonistas eram mulheres. E agora, uma mulher acima dos 40, encontra muita dificuldade de ser protagonista de um filme. Mas estamos começando a ver um movimento contra isso. Jennifer Lawrence e Patricia Arquette fizeram pronunciamentos barulhentos sobre a desigualdade de salários, fazendo a gente prestar atenção. Mas nós deveríamos ter prestado atenção muito antes disso”.

Anteriormente, a própria presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, também lamentou a falta de diversidade do Oscar 2016, dizendo estar “desapontada” com o fato. Por sua vez, o apresentador da cerimônia, Chris Rock, a classificou de “O BET Awards branco” – leia aqui.

Confira os trailers dos indicados a melhor filme

Pelo segundo ano consecutivo, todos os 20 atores indicados às categorias principais são brancos, e apenas um dos diretores indicados, o mexico Alejandro G. Iñárritu (O Regresso), não é caucasiano.

Momentos depois do anúncio das indicações ao Oscar 2016, a falta de diversidade da premiação gerou um movimento nas redes sociais através da hashtag #OscarsSoWhite (OscarTãoBranco), que chegou a ser um dos assuntos mais comentados do dia.

Oscar 2016 e as “surpresas” da Academia

2016 é o ano do cinema de ação no Oscar. Filmes do gênero como Mad Max: Estrada da Fúria, Star Wars: O Despertar da Força, O Regresso e Perdido em Marte dominaram as categorias técnicas – leia mais.

Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2016

A entrega dos prêmios acontecerá em 28 de fevereiro, em cerimônia apresentada por Chris Rock, que substituirá Neil Patrick Harris no comando da maior festa do cinema.

Tudo sobre o Oscar 2016

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.