Filmes

The Birth of a Nation vence os prêmios principais do Festival de Sundance 2016

The Birth of a Nation, drama independente sobre escravidão comprado a preço recorde por um estúdio de Hollywood, venceu os dois grandes prêmios da edição 2016 do Festival de Sundance.

O filme levou o Prêmio do Grande Júri e também o Prêmio da Audiência, se tornando o quarto filme consecutivo a ter essa vitória dupla no festival, após Fruitvale Station (2013), Whiplash (2014) e Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer (2015).

O drama gira em torno de Nat Turner (vivido por Nate Parker), escravo que liderou uma rebelião de 48 horas contra fazendeiros e escravistas no estado da Virgínia em 1831, provocando uma retaliação violenta dos brancos. Armie Hammer (O Agente da UNCLE, O Cavaleiro Solitário) e Jackie Earle Haley (A Hora do Pesadelo, Pecados Íntimos) são os nomes mais famosos do elenco.

Além de estrelar o filme – que tem o mesmo título de um dos clássicos originais do cinema americano, O Nascimento de uma Nação (1915) – Parker também escreveu, dirigiu e produziu o roteiro.

A Fox Searchlight adquiriu The Birth of a Nation por US$ 17,5 milhões, o valor mais alto já negociado no festival, batendo os concorrentes Weinstein Company, Sony e Netflix.

Festival de Sundance | Filmes com Daniel Radcliffe, John Boyega e Ellen Page viram sensação

O documentário Sonita, sobre uma adolescente afegã obcecada pela cultura ocidental mas que é vendida por sua família para casamento, conquistou o mesmo feito de Birth of a Nation no Festival, ganhando o Prêmio do Grande Júri (Cinema Mundial) e Prêmio da Audiência na mesma categoria.

Daniel Scheinert e Daniel Kwan, dupla do controverso Swiss Army Man, sobre um cadáver flatulento vivido por Daniel Radcliffe, venceram o prêmio de direção. Por sua vez, os atores Craig Robinson e Melanie Lynskey tiveram suas performances premiadas por Morris From America e The Intervention, respectivamente.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.