Filmes

Doutor Estranho | Roteirista esclarece decisão de escalar Tilda Swinton em papel originalmente asiático

A escalação de Tilda Swinton como a Anciã no filme do Doutor Estranho tem causado polêmica, visto que o personagem era originalmente asiático nos quadrinhos. O roteirista C. Robert Cargill falou no programa de rádio Double Toasted sobre a escalação.

“O Ancião era um estereótipo racista nos quadrinhos”, condenou. “E ele vem de uma região que está em um momento muito complicado, ele é do Tibete. Se escalássemos um ator ou atriz do Tibete e reconhecêssemos que esse é um lugar legítimo e separado da China, provavelmente seríamos boicotados pelos chineses. Se fôssemos na outra direção e escalássemos um intérprete chinês, então estaríamos sendo muito cretinos. Qualquer um que acha que essa seria a resposta está completamente louco”.

Olhando para suas opções, o roteirista e a Marvel resolveram mudar não só o gênero do personagem como também sua etnia, evitando polêmicas e um posicionamento político em um filme que não pretende se aproximar ou se aprofundar nessas questões.

Recentemente, Swinton se posicionou sobre o assunto, dizendo que a personagem não é asiática no roteiro que foi enviado a ela, e que por isso o problema nem passou por sua cabeça.

Opinião | Trailer abre uma imensidão de possibilidades para o universo Marvel

O filme acompanha a história do neurocirurgião Doutor Stephen Strange que, após um terrível acidente de carro, descobre o mundo oculto de mágica e dimensões alternativas.

“O 3D do filme vai explodir as cabeças dos fãs”, diz Kevin Feige

Escrito por C. Robert Cargill (A Entidade), Thomas Dean Donnelly (do remake de Conan) e com direção de Scott Derrickson (A Entidade, O Exorcismo de Emily Rose), Doutor Estranho estreia no Brasil em 3 de novembro deste ano.

Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Chiwetel Ejiofor (Barão Mordo), Tilda Swinton (Anciã), Rachel McAdams, Mads Mikkelsen, Michael Stuhlbarg, Scott Adkins, Amy Landecker e Benedict Wong formam o elenco.

Doutor Estranho terá vários superpoderes no filme, diz presidente da Marvel

Doutor Estranho vai introduzir mágica e realidades alternativas no universo cinematográfico da Marvel. E em entrevista anterior, o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, disse que o longa “não poderia ser mais diferente que qualquer um dos filmes anteriores” do estúdio. Ainda de acordo com o Latino Review, Doutor Estranho terá uma história de origem e deve ser bastante fiel aos quadrinhos.

https://www.youtube.com/watch?v=RTPwp_XkMjg

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.