Filmes

Parabéns, George Lucas! Criador de Star Wars completa 72 anos hoje

Hoje é aniversário de George Walton Lucas Jr., ou simplesmente George Lucas, o produtor, roteirista e diretor por trás da criação de uma das franquias mais adoradas do mundo: Star Wars.

Lucas, um nativo da California, o ensolarado estado americano de Hollywood, foi criado em um ambiente rural pelos pais, e sonhava em ser motorista de carros de corrida – talvez daí tenha vindo a ideia de dar ao jovem Anakin Skywalker as habilidades que piloto que vimos em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999).

Star Wars 8 será “maior e mais sombrio”, diz John Boyega

Foi ao ganhar uma bolsa de estudos da Warner Bros. para observar os bastidos de O Caminho do Arco-Ìris (1968) que Lucas conheceu o amigo de longa data Francis Ford Coppola. Coppola, é claro, mais tarde viria a dirigir O Poderoso Chefão (1972) e outros clássicos, assim como o terceiro componente do trio de outro dos anos 70 em Hollywood, Steven Spielberg.

Lucas estreou como diretor de longas metragens com a ficção científica THX 1138 (1971), o pouco visto mais largamente influente filme que inspirou vários elementos de histórias como A Ilha (2005), de Michael Bay. Elogiado pelos críticos, Lucas fez em seguida a comédia Loucuras de Verão (1973), em que Harrison Ford tem um pequeno papel.

A amizade com Ford renderia não só o papel de Han Solo em Guerra nas Estrelas (1977) e suas continuações, como também o de Indiana Jones – Lucas, com o amigo Spielberg, ajudou a produzir a franquia do professor universitário aventureiro.

Indiana Jones 5 servirá como continuação de O Reino da Caveira de Cristal

A partir do sucesso esmagador de Guerra nas Estrelas (mais tarde rebatizado Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança), Lucas se focou em conduzir a franquia em todas as suas ramificações – na TV, no cinema, nos quadrinhos, livros, games e incontáveis outras iterações.

O americano dirigiu e escreveu as três pré-continuações lançadas entre 1999 e 2005 (A Ameaça Fantasma, A Guerra dos Clones e A Vingança dos Sith), mas entregou as rédeas recentemente para outros profissionais da Lucasfilm e da Disney, tomando um papel coadjuvante na produção dos novos filmes da franquia.

Lucas também produziu, recentemente, a animação Magia Estranha (2015), e o filme de guerra Esquadrão Red Tails (2012). Parabéns para o criador de Star Wars!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.