James Cameron confirmou em entrevista à YouTuber Keely Stinner que o adiamento das quatro sequências de Avatar foi para evitar a concorrência com os filmes de Star Wars.

“Minha ideia era lançar um Avatar por ano, mas mudamos isso. Aumentei o invervalo entre os filmes para não bater de frente com um Star Wars. Não seria justo com eles. Na verdade, é uma decisão comercial, pois não seria bom para eles nem para nós. Seria estúpido da nossa parte fazer isso. Espero que eles achem o mesmo”, justificou.

Ainda sobre Star Wars, o cineasta aproveitou para cutucar o último filme da saga, O Despertar da Força, revelando ter um apreço maior pelos primeiros filmes, dirigidos por George Lucas.


“Eu não quero falar muito sobre [Star Wars 7], porque eu respeito muito J.J. Abrams [o diretor do filme]. Mas eu preciso dizer que acho os seis filmes de George [Lucas] visualmente mais inovadores, mais imaginativos. Este novo filme foi mais um retorno às coisas que você tinha visto antes e personagens que você tinha visto antes. Avançou pouco. Então quero ver o que farão a partir de agora”, finalizou.

Avatar ganhará jogo para celulares antes de lançamento da sequência

James Cameron diz que as filmagens da primeira sequência já começaram

A primeira sequência de Avatar, o filme de maior bilheteria da história, deve chegar em 2018, quase uma década depois do primeiro filme. Avatar 3, 4 e 5 estão previstos para 2020, 2022 e 2023. Zoe Saldana e Sigourney Weaver já tiveram seus retornos confirmados para as sequências.